11/12/2015

Grupo de Pesquisa em Filosofia do Direito na Rádio

Nesta quinta-feira, às 18:00 hs., o Grupo de Pesquisa foi convidado para participar do programa do Curso de Direito da Ulbra Torres na rádio Atlântico Sul, a fim de divulgar as suas atividades e pesquisas, além de incentivar a comunidade para participar dos encontros e dos debates. O convite foi gentilmente formulado pelos professores Alexandre Quartiero e Gabrielle Kölling que acompanharam as discussões. Representando o GPFDir, fomos eu (Leandro Cordioli) e os acadêmicos Silvio Orlandini e Camila Cardeal. Também participaram os professores Jonathan e Renato Monteiro. Estava excelente!

O tema do programa foi a justiça como um tema ético, e a importância de estudarmos e desenvolvermos a ética e o nosso caráter para aprimorar as práticas da justiça e do judiciário. Bem como, a constatação de que parte da responsabilidade da crise política que o Brasil passa também ser reflexo de uma crise ética na sociedade.

Concluímos que o Brasil só pode se desenvolver se os seus governantes passarem a se preocupar com as próprias práticas éticas e em formar moralmente os cidadãos. Um Brasil melhor só será possível se houver mais atenção aos valores éticos, como já propunha Aristóteles muito corretamente também para as sociedades gregas antigas.

Ademais, o ensino da ética deve se dar a nível teórico, mas também em nível prático através do estímulo dos estudantes de Direito à execução de ações solidárias. Já que quem pratica algo desinteressadamente em razão do bem dos outros, mais facilmente o fara por dever de justiça. As ações benemerentes têm ainda o condão de aproximar os estudantes de Direito das pessoas que são o público alvo da justiça, ou seja, das partes nos processos, a modo de compreenderem que por de trás daquele caderno de petições que são os autos de um processo judicial há pessoas de verdade, cuja felicidade ou infelicidade dependem da boa administração e execução da justiça. Por isso, o Judiciário e os demais Poderes podem se transformar em agentes para o bem ou para a ruína de uma sociedade, dependendo também da importância que é atribuída pelos governantes aos valores éticos e morais em uma sociedade.

 

Lembro que as nossas reuniões reiniciam em março de 2016, e são abertas à comunidade e gratuitas. Ocorrem nos Campi Torres e Canoas da Ulbra.

Quer saber o que é justiça? Participe! Lemos e debatemos obras clássicas da filosofia, buscando contextualizá-las para os dias de hoje e torná-las acessíveis aos participantes. Nossa meta é a produção de conhecimento e soluções para o Brasil de hoje.

 

Escute a Rádio Atlântico Sul na internet ao redor do mundo e participe da programação [AQUI]!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário