Eventos

Palestras e debates em que participo...
Neste espaço, divulgo os eventos que participei ou que participarei no semestre conferindo palestras, conferências ou debatendo temas de ética, política e Direito. Assim, é possível acompanhar um pouco do que tenho refletido e debatido por aqui, e obter mais informações:


| 2019 |


I Seminário de Inverno CEU LAW SCHOOL: Perspectivas de Filosofia Moral e Filosofia do Direito em John Finnis. Instituto Ives Gandra de Direito, Filosofia e Economia.

Local e data: Centro de Extensão Universitária, São Paulo, 30-31/7/2019.

Apresentei o trabalho “Moralidade, Direito e igreja no jusnaturalismo de John Finnis”.

Veja+ em [AQUI].

Veja+ no site do Evento; https://ceulaw.org.br/programas/filosofia-moral-e-filosofia-do-direito-em-john-finnis/








Registro de minha comunicação “Uma teoria da justiça ética e personalista: a exigência de virtudes éticas como  virtudes cívicas para o estado de Direito”, na mesa de recém-doutores e doutorandos, neste maravilhoso evento promovido pela Fundação Alexandre von Humboldt, Porto Alegre (Brasil), 15-17.05.2019.
Agradeço aos colegas professores Jair Tauchen pelo convite e Nilton Medeiros pelo registro.
VEJA MAIS [AQUI].









Antígona de Sófocles: Teologia, Direito e Justiça
Dia 15/03/2019
Sexta-feira, às 19h15
Auditório 217 Prédio 1
Curso de Direito | ULBRA CANOAS
Amor, prudência e poder: Antígona e Crente
Prof. Leandro Cordioli

Antígona e Teologia em diálogo
Prof. Rev. Mário Rafael Yudi Fukue







| 2018 |




REFUGIADOS VENEZUELANOS: OS DIREITOS HUMANOS, AS JORNADAS DE VIDAS E OS DESAFIOS

Dia 29/11/2018
Quinta-feira, às 19h15
Auditório 219 Prédio 1
Curso de Direito | ULBRA CANOAS
Veja+ em: GPFDir.com

Aula aberta gratuita!

Vivência antes e depois da interiorização no Brasil. Boris Terranova. Teólogo refugiado venezuelano.
A minha trajetória como refugiado: da Venezuela à Canoas, Brasil. Leonardo Javier Yegres Estaba. Advogado refugiado venezuelano.
Fatores psicólogos dos refugiados venezuelanos. Wagner Ramos. Psicólogo Coordenador do CTA - Centro Temporário de Acolhimento.
O processo de interiorização dos refugiados venezuelanos em Canoas. Milene Gawlinski Costa Camara. Assistente social.
Convivência e adaptação: refugiados no Brasil. Aline Mota. Assistente social.

PROMOÇÃO:
Professores ULBRA CANOAS: André Cezar, Leandro Cordioli, Mário Rafael Fukue, Michelle Fernanda Martins, Sérgio Roberto de Abreu, Viviane S. Militão Professor (UNICNEC Osório): Martim C. de Moraes Jr.
Acadêmicas de Direito ULBRA CANOAS: Hiasmynn Quinhones e Priscilla Hainzenreder 








3ª Jornada Ulbra de Filosofia do Direito: “Fronteiras e horizontes atuais da ética na pesquisa”

Evento realizado em homenagem ao Professor Dr. Monsenhor Urbano Zilles,





A 3ª Jornada Ulbra de Filosofia do Direito a ser realizada em homenagem ao professor Dr. Monsenhor Urbano Zilles, reunirá pesquisadores de diversas instituições e áreas do saber em torno de um ponto imperioso: "Fronteiras e horizontes atuais da ética na pesquisa".

Um primeiro olhar sobre o objeto da Jornada traz a perspectiva sobre as questões morais atinentes aos temas, aos modos e às finalidades da produção e da difusão do conhecimento humano. O que se deve pesquisar? Como se deve pesquisar? Para que se deve pesquisar? Essas questões apontam para problemas fundamentais que deveriam traçar as fronteiras morais do desenvolvimento do conhecimento teórico e dos avanços tecnológicos empreendidos pelo ser humano, sem os quais a busca do conhecimento pode apresentar sérios riscos. Exemplos disso podem ser encontrados nos comitês de ética universitários, preocupados com a honestidade dos trabalhos, a dignidade intrínseca do ser que é pesquisado (i.e., seres humanos, embriões humanos, animais não racionais, etc.) e o compartilhamento dos resultados positivos com toda a humanidade.

Contudo, outro olhar sobre a questão também é possível. Os mais respeitáveis pensadores que a humanidade já produziu dedicaram as suas vidas a um compromisso perpétuo de desenvolvimento do conhecimento humano, como uma das dimensões e o horizonte da realização de nossas capacidades. Sócrates, por exemplo, considerava que "uma vida sem investigação não merecia ser vivida." Nosso objetivo, no presente evento, é levar os pesquisadores das mais diversas áreas do saber a refletir sobre as fronteiras morais e os horizontes éticos de suas pesquisas, contribuindo dessa forma para o bem da humanidade.



Universidade Luterana do Brasil - ULBRA Canoas.
Curso de Direito, Auditórios 219 e 220 do Prédio 1.
Av. Farroupilha, 8001 - Bairro São José - CEP 92425-900 - Canoas/RS.
E-mail: direito.canoas@ulbra.br
Telefone: (51) 3477-9142


Segunda-feira, dia 26/11, 19:00h-22:00h.

Terça-feira, dia 27/11, 9:00h-11:30h, 14:00h-18:00h e 19:00h-22:00h.

Quarta-feira, 28/11, 9:00h-11:30h, 14:00h-18:00h e 19:00h-22:00h.


Evento gratuito, aberto à comunidade e com certificação de horas complementares. Inscrições no local. Vagas limitadas à capacidade dos auditórios.


INSCRIÇÃO SOLIDÁRIA: A Jornada Ulbra de Filosofia do Direito apoia a iniciativa da Pastoral Universitária da Ulbra Canoas de promover um evento natalino em favor dos asilados venezuelanos em Canoas. Uma contribuição financeira espontânea e facultativa a ser oferecida na data e no local do evento por parte dos participantes será bem-vinda.


+INFORMAÇÕES:

www.editorafi.org/3jornadafilosofiadodireito

Site com programação completa: em breve.


CONFIRME a sua presença no Facebook: [AQUI]!!!


ORGANIZAÇÃO:
Coordenadora do Curso de Direito Profa. Dra. Alessandra Mizuta de Brito
Coordenadora Adjunta do Curso de Direito Profa. Ma. Carolina Zenha Saraiva
Grupo de Pesquisa em Filosofia do Direito Prof. Me. Leandro Cordioli


PROMOÇÃO:
Curso de Direito Ulbra Canoas
Grupo de Pesquisa em Filosofia do Direito Ulbra Canoas [www.GPFDir.com]


APOIO:
Extensão e Assuntos Comunitários ULBRA
Editora Fi [www.editorafi.org]





70 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos
VEJA O DATASHOW [AQUI]!!! FOTOS DO EVENTO [AQUI]!!!



Na luta pelos direitos humanos!!! Simplesmente, maravilhoso. Excelente evento acadêmico. Parabéns à Universidade e aos organizadores membros do Comitê em Educação em Direitos Humanos da Unicnec, em especial ao professor Martim Moraes Jr pelo convite para falar sobre os 70 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Fico muito agradecido também aos professores e acadêmicos desta maravilhosa instituição de ensino. Muito obrigado!





DIGNIDADE HUMANA PARA QUÊ(M)?
Prof. Dr. Draiton Gonzaga de Souza

Venha estudar e debater este conceito fundamental que perpassa as áreas da teologia, das filosofias ética e moral, da política e do direito.

Dia 30/08/2018
Quinta-feira, às 19h15
Auditório 220 Prédio 1
Curso de Direito | ULBRA CANOAS
Antropologia e Sociologia Jurídica

Veja+ em: [AQUI]









O DIREITO, OS DIREITOS NATURAIS E OS DIREITOS HUMANOS NA ÁFRICA

Dia 21/06/2018
Quinta-feira, às 19h15
Auditório 130 Prédio 6
Curso de Direito | ULBRA CANOAS
Veja + [AQUI]!!!

DIREITOS HUMANOS E A QUESTÃO AFRICANA
Celestino Taperero Fernando. Doutorando em História (PPGHis, PUCRS). Mestre em Filosofia (PPGFil, PUCRS). Licenciado em Filosofia pela Universidade Pedagógica de Moçambique (2013). Possui formação complementar em pedagogia de alternância para as Escolas Profissionais Familiares Rurais em Moçambique (DSOP e ESSOR, 2014). Foi docente e formador de ativistas  pró-ambiente diplomado pelo MICOA (Moçambique). Pesquisa na área da ética e da filosofia política.

DIREITOS NATURAIS E DIREITOS HUMANOS: A QUESTÃO AFRICANA NO CINEMA
Leandro Cordioli. Doutorando em Filosofia (PPGFil, PUCRS). Mestre em Direito (PPGDir, UFRGS). Graduado em Direito (PUCRS). Professor de Direito na ULBRA Canoas. Advogado. Pesquisa nas áreas das Teorias da Justiça e dos Direitos Naturais.








A PRISÃO EM SEGUNDA INSTÂNCIA: CASOS LIMITES PARA UM TRIBUNAL CONSTITUCIONAL (STF)

Vale o registro do convite para debater "O Supremo Tribunal Federal como um tribunal político" pelo estimado amigo e professor Luiz Fernando C. Silveira com renomados colegas na VI Semana Acadêmica - UCS Região das Hortências.

Como estudo de caso, apresentei "A PRISÃO EM SEGUNDA INSTÂNCIA: CASOS LIMITES PARA UM TRIBUNAL CONSTITUCIONAL (STF)" sustentando a viabilidade da prisão em segunda instância no plano constitucional na esteira do voto do Min. Barroso. Veja as fotos [AQUI].






| 2017 |


Direitos dos animais em debate na comemoração aos 70 anos do Curso de Direito PUCRS
Na segunda-feira, 30/10, participei de debate com a temática "Direito dos animais" no evento organizado pelos profs. Arthur Ferreira Neto e Elton Somensi de Oliveira em comemoração aos 70 anos do Curso de Direito PUCRS.

Apresentei a palestra "Os animais não racionais teriam direitos?".
A íntegra do datashow pode ser conferida em +informações [Aqui]!






Painel: "O ESTADO DE NATUREZA EM HOBBES & LOCKE: LICENCIOSIDADE, LIBERDADE, MORALIDADE E DIREITO"

Dia 6/9/2017
Quarta-feira, às 19h10
ULBRA Canoas

O homem é naturalmente o lobo do próprio homem? Sem direitos positivos existem obrigações morais? Existe como conciliar Direito, moralidade e liberdade? Licenciosidade ou liberdade negativa? Uma comunidade política sem Direito é possível? O que é e qual o valor do Direito?
Hobbes tinha uma visão da natureza humana bastante pessimista, a "guerra de todos contra todos"; já Locke acreditava que o ser humano tem obrigações morais mesmo antes da formação do Estado de Direito. O diálogo entre as duas teorias é muito influente para a formação das teorias do Direito atuais, logo é relevante para a História do Direito e para a compreensão destas concepções contemporâneas. Não perca!
Palestras:
John Locke: Estado de Natureza, Liberdade e Licenciosidade Por Everton Miguel Puhl Maciel.
Hobbes e o Estado de Natureza: a força e a fraude como virtudes cardeais Por Leandro Cordioli.

+Informações e fotos [AQUI]!







O DIREITO E OS DIREITOS HUMANOS: UMA PERSPECTIVA INTERNACIONAL
O que é o Direito? O que são direitos humanos? Qual a importância internacional do fenômeno jurídico? O direito internacional tem algum papel na preservação do bem comum em uma comunidade política? O que ocorre quando o Direito e os direitos humanos não têm apelo político e força coercitiva para serem preservados. Todas essas são questões que buscaremos responder com base em uma perspectiva para além do Direito brasileiro. Venha participar desta interessante aula aberta promovida pelas disciplinas de Direito Internacional e Introdução ao Estudo do Direito I.
Dia 06/06/2017
Terça-feira, às 19h10
Faculdade de Direito | ULBRA CANOAS
Auditório 219 Prédio 1
+Informações e fotos [AQUI]!








AULA ABERTA: "Direito, Justiça & Coerção"
Justiça, Direito e o uso da força estão diretamente relacionados. Se a vontade dos seres humanos fosse sempre coincidente com aquilo que preconiza a lei, o uso da força seria juridicamente desnecessário. Porém, isso nem sempre acontece. Direito e coerção sem justiça não passam de meras arbitrariedades, - podemos tratá-los como ordens de um malfeitor -, mas Direito e justiça sem coerção são impotência. Se uma ordem justa é positivada pela lei e não consegue reprimir aqueles cidadãos que prejudicam os demais ou não lhes obriga a reparar os prejuízos causados às suas vítimas, ela não promove satisfatoriamente o bem comum e ninguém estará seguro em tal sociedade.

Nesta aula aberta, abordaremos as origens históricas e o papel contemporâneo dos usos justos e injustos da força pelas pessoas públicas e privadas. Por isso, trataremos de temas como: a pena (fundamento, medida e prerrogativas/deveres do Estado), vingança,  linchamento e legítima defesa.
Venha debater conosco! +Informações [AQUI].

Dia 16/05/17
Terça-feira, às 19:10h
Sala 212 Prédio 1
Faculdade de Direito
Ulbra CANOAS

"A gênese da ordem jurídica"
Wilson Franck Junior. Doutorando em Ciências Criminais (PPGCrim, PUCRS). Mestre em Ciências Criminais (PPGCrim, PUCRS). Graduado em Direito. Advogado.

"O direito de punir: legitimidade e extensão do uso justo da força”
Leandro Cordioli. Doutorando em Filosofia (PPGFil, PUCRS). Mestre em Direito (PPGDir, UFRGS). Graduado em Direito (PUCRS). Professor de Direito na Ulbra Campus Canoas. Advogado.






"Lições Fundamentais de Direito III"

Lançamento da obra coletiva "Lições Fundamentais de Direito III" na Livraria Cultura, sábado, 13/5/17, às 16h! Todos estão convidados... Haverá sessão de autógrafos com os autores da obra.

Veja +Informações [AQUI]! VEJA AS FOTOS DO LANÇAMENTO [AQUI]!





"Justiça, Direito e 500 anos da Reforma Protestante"
No dia 31 de outubro de 1517, Martinho Lutero inaugurou um movimento reformista cristão que ficou conhecido como Reforma Protestante ao fixar as suas 95 teses na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, Alemanha. O impulso inicial de Lutero alcançou grandes dimensões, influenciando mundialmente a teologia, mas igualmente a política e o Direito desde então. Valores ainda vigentes nos dias atuais, tais como justiça, laicidades do Estado e da Educação, liberdade e tolerância religiosas, receberam nova força como herança do movimento de Reforma. Assim, o Curso de Direito da ULBRA Canoas propõe o presente círculo de palestras em razão da comemoração de seus 500 anos, a fim de difundir o conhecimento entre a comunidade acadêmica e o público em geral. Convidamos os melhores nomes da área para compartilharem conosco as suas mais recentes pesquisas sobre o tema.

DATAS: 9/5, 10/05 e 11/05 de 2017.
LOCAL:   UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL CAMPUS CANOAS
                 FACULDADE DE DIREITO
                 Prédio 1, Auditório 219

Promoção:
Curso de Direito da ULBRA Canoas
Grupo de Pesquisa em Filosofia do Direito | GPFDir.com

Apoio:
Editora Fi | www.editorafi.org
Clique [AQUI] para mais informações!






Seminário Internacional "Reforma, 500 anos: Educação, Ciência e Cultura"
Seminário Internacional "Reforma, 500 anos: Educação, Ciência e Cultura" que contará com a participação de três professores do Curso de Direito ULBRA CANOAS nas seguintes mesas temáticas:

26/04 - 15h45 - Mesa temática 7:  Fundamentalismos, (In) Tolerância e Direitos Humanos: caminhos para o exercício do diálogo e convivência, em que participam os professores Leandro Cordioli e Alessandra Mizuta de Brito

27/04 - 14h - Mesa temática 12: Direitos Humanos, Cidadania e Trabalho: diálogos entre a Reforma Protestante e a proteção social na atualidade, em que participa o professor Moysés Pinto Neto

Veja+ [AQUI]!





INTERPRETAÇÃO JURÍDICA E CASOS DIFÍCEIS: TOMÁS DE AQUINO E RONALD DWORKIN 
As normas jurídicas são elaboradas  de modo geral para regularem uma comunidade política. Nessa tarefa, levam em consideração aquilo que ocorre normalmente. Porém, algumas vezes, as regras não são suficientes para dar conta com justiça dos casos que fujam do que seria o previsível quando de sua elaboração. Em todos os tempos, teóricos do Direito constataram a ocorrência de tal fenômeno interpretativo e propuseram soluções para os desvios normativos em  questão. Nesta aula aberta iremos abordar comparativa e criticamente as soluções propostas na Idade Média e nos dias atuais em dois de seus expoentes teóricos: Tomás de Aquino e Ronald Dworkin.

"Dworkin e os casos difíceis: coerência,  integridade e moralidade"
Daniel Ortiz Matos. Doutorando em Direito Público (PPGD, Unisinos). Mestre em Direito Público (PPGD, Unisinos). Graduado em Direito (UESB Bahia). Advogado.

"Tomás de Aquino e a equidade: julgando casos difíceis na Idade Média"
Leandro Cordioli. Doutorando em Filosofia (PPGFil, PUCRS). Mestre em Direito (PPGDir, UFRGS). Graduado em Direito (PUCRS). Professor de Direito nas Ulbra Campus Canoas. Advogado.

+Informações [AQUI]!





| 2016 |

"Workshop: Uma questão de normatividade Moral: Autoridade e Legitimidade no Direito e na Política"
17 e 18 de Novembro de 2016
Local: UCPEL (Campus 1)
O "Workshop: Uma questão de normatividade Moral: Autoridade e Legitimidade no Direito e na Política" é um evento aberto à comunidade em geral e à acadêmica em específico, no qual serão apresentadas comunicações (no período da tarde) e conferências (no período da noite) de interesse sobretudo daqueles acadêmicos de áreas como Filosofia, Direito, Economia, Ciências Sociais, Relações Internacionais, entre outras. Não obstante, todas as atividades serão abertas aos participantes da comunidade em geral interessados em temas atinentes a questões de ética, filosofia política, filosofia do direito, economia, direito internacional, etc.
Vou apresentar Dia 18 de Novembro, 18:30, a Conferência: "Justiça, Direito e Coerção em John Finnis: Legitimidade e extensão da punição criminal pelo Estado" - Leandro Cordioli (Faculdade de Direito-ULBRA/Canoas). Veja a programação completa [AQUI].


JORNADA ACADÊMICA DO CURSO DE DIREITO DA ULBRA CANOAS, Mesa Redonda "Justiça, Direito e Coerção"
Dia 16/11/2016, às 19:30h., Auditório 219, Prédio 1.
Justiça, Direito e Coerção
Da limitação jurídica da pena pública: a titulariedade do direito de punir por parte do Estado
Prof. Ms. Paulo Sidney Dalla Corte

O poder da espada: função, legitimidade e extensão do uso justo da força no Direito (Datashow disponível [AQUI]!)
Prof. Ms. Leandro Cordioli

Violência estatal e materialismo: Nietzsche, Foucault e Agamben
Prof. Dr. Moyses da Fontoura Pinto Neto




1ª JORNADA ULBRA DE FILOSOFIA DO DIREITO
A Invenção da Modernidade: As Relações entre Ética, Política, Direito e Moral
A 1ª Jornada Ulbra de Filosofia do Direito a ser realizada em homenagem ao Professor Dr. Thadeu Weber vem reunir os pesquisadores das ciências práticas de diversas instituições e áreas do saber em torno de um tema relevantíssimo para os dias atuais: "As Relações entre Ética, Política, Direito e Moral". Evidência dessa importância pode ser constatada com a qualidade e a multiplicidade das apresentações que serão realizadas ao longo do evento. Isso se deve ao fato de que os desafios trazidos pela contemporaneidade colocam em xeque a moderna separação dessas quatro áreas das humanidades como assuntos isolados e as suas respectivas conceituações, repercutindo diretamente na sociedade e no Direito. Assim, enfrentar esse debate será o objeto de nossas discussões não apenas teóricas, mas fundamentalmente em um esforço acadêmico conjunto por uma sociedade melhor.

Universidade Luterana do Brasil - ULBRA Canoas.
Faculdade de Direito, Auditório 220 do Prédio 1.
Terça-feira, dia 25/10, 19:00h-22:00h. Quarta-feira, 26/10, 9:00h-12:00h, 14:00h-19:00h e 19:00h-22:00h.
Evento gratuito, aberto à comunidade e com certificação de horas complementares. Inscrições no local.
Veja a programação completa [AQUI]!
Veja fotos e melhores momentos da jornada [AQUI]!



XVI SEMANA ACADÊMICA DO PPGFil PUCRS
27 a 29 de setembro de 2016, na PUCRS, Escola de Humanidades, Porto Alegre. Apresentarei a comunicação KANT E O ADVENTO DA RAZÃO AUTORITÁRIA: UMA CRÍTICA A PARTIR DAS FILOSOFIAS ARISTOTÉLICO-TOMISTAS no dia 27/09, prédio 5, sala 502. +Informações [AQUI]!


7º CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS CRIMINAIS: CRIMINOLOGIA E NEUROCIÊNCIAS DIREITO PUCRS
No dia 14/09, apresentei a comunicação "Justiça, Direito e coerção em John Finnis: legitimidade e extensão da punição criminal pelo Estado" no 7º Congresso Internacional de Ciências Criminais, Criminologia e Neurociência realizado na Faculdade de Direito da PUCRS. Veja+[AQUI]




A GARANTIA INSTITUCIONAL DA TRIPARTIÇÃO DOS PODERES: DIREITO CONSTITUCIONAL E FILOSOFIA
Evitar a concentração do poder político em um único governante foi uma preocupação para a teoria da justiça desde a antiguidade. Notadamente, o remédio institucional concebido pelos teóricos políticos foi separá-lo em poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Assim, pretendiam dissolvê-lo e estabelecer mecanismos de autocontrole. Como isso foi concebido e repercutiu no Direito brasileiro será o tema de nosso debate! Veja+ [AQUI]!
Dia 14/09, Quarta-feira, às 19h10.
Faculdade de Direito | Ulbra CANOAS, Auditório 217 Prédio 1.




WORKSHOP INTERNACIONAL: ARISTOTELISMO POLÍTICO E PENSAMENTO POLÍTICO NA ESCOLÁSTICA MODERNA
PUCRS - PPGFil, 16/08/2016, às 16hs. Excelente evento organizado pelo Prof. Dr. Roberto Pich e pelos pós-graduandos Cézar Roedel e Renata F. de Souza. Participei com a comunicação: "O homem integral em Aristóteles: bondade, prudência e ciência como condições pessoais necessárias para o exercício do poder político" (The integral man in Aristotle: goodness, prudence, and science as necessary personal conditions for the exercise of the political power). Veja o datashow de minha apresentação com as citações aristotélicas [AQUI]!




TEORIAS CONCORRENTES DA JUSTIÇA: ARISTÓTELES, HABERMAS E RAWLS
Realizado dia 7/7/2016, ULBRA TORRES.
A justiça é um tema ético, político ou jurídico? Essa é uma questão fundamental para as teorias da justiça e do Direito que se desdobra em outras igualmente relevantes: O que é justiça? O que é Direito? O que é ética e política? A política deve ser encarada como algo desconectado da ética? A finalidade do Direito é formar cidadãos éticos? Os autores escolhidos divergem radicalmente sobre esses temas. O que proporcionou um debate muito enriquecedor! +Informações [aqui].



A DEMOCRACIA EMPRESTADA À ÁFRICA E A CRISE DOS DIREITOS HUMANOS [EDIÇÃO TORRES]

ULBRA TORRES Cadeira de Ciências Políticas e GPFDir: No dia 23/06, realizamos a aula prática aberta aos outros alunos a respeito de política e direitos humanos na África às 20:30hs. com o professor de filosofia moçambicano Celestino Taperero Fernando. Fou uma oportunidade excelente para termos contato com outras realidades sociais e jurídicas!!! +Informações [AQUI].



LEVANDO OS DIREITOS DOS ANIMAIS A SÉRIO
Um debate acadêmico a respeito dos estatutos éticos e jurídicos dos animais não humanos!!! Dia 21/06, Terça-feira, às 19:00 hs. Faculdade de Direito | Ulbra Canoas Auditório 219, prédio 1. Veja +Informações [AQUI]. FOTOS E MUITO MAIS [AQUI]!



FORMATURA DO DIREITO ULBRA CANOAS 2016/01
Fico muito agradecido e honrado com o convite dos meus queridos afilhados para compartilhar este maravilhoso momento em sua formatura como Paraninfo da turma do Direito Ulbra Canoas 2016/01. Uma honra que compartilho com os meus estimados colegas, professores Claudine, Marco, Reni e Dalla Corte, e a funcionária homenageada Graciela. Não há nada que dê maior satisfação para um professor que vê-los atingindo os seus objetivos, na esperança de que façam diferença positiva em nossa sociedade. É uma oportunidade impar participar desta última etapa que marca um rito de transição para a vida profissional e despedida de nossa Universidade, tendo feito parte do primeiro dia de aula de muitos de vocês. Obrigado por possibilitarem essa alegria!!!
Veja o meu discurso [AQUI]!
Veja +Informações [AQUI]!


AS RELAÇÕES ENTRE ÉTICA, POLÍTICA, DIREITO E MORAL EM: ARISTÓTELES, KANT E RAWLS
Como a ética, a política, o Direito e a moral se relacionam? Essa é uma questão fundamental para a teoria da justiça e do Direito. Sua resposta passa pelos pilares conservadores e liberais do pensamento ocidental, produzindo concepções de justiça política diferentes. O que se reflete diretamente na sociedade e nas nossas próprias vidas como cidadãos. Escolhemos os mais importantes pensadores de todos os tempos para debater o tema, com professores especializados. Uma oportunidade imperdível de aprendizagem e discussão! Realizamos um proveitoso debate a respeito desse tema fundamental no dia 24/05/2016 n Curso de Direito da ULBRA CANOAS. Veja mais informações [AQUI]!


AULA ABERTA "A DEMOCRACIA EMPRESTADA À ÁFRICA E A CRISE DOS DIREITOS HUMANOS"
Nesta quarta-feira, dia 4/5/2016, promovemos a aula aberta "A democracia emprestada à África e a crise dos direitos humanos" com o Prof. de Moçambique Celestino Teperero Fernando. Na oportunidade, o Prof. Celestino abordou as consequências sociais e para os direitos humanos de séculos de colonização e uma recente democratização para os países africanos, mais especificamente Moçambique. Veja +Informações [AQUI].



| 2015 |

CONCEITOS DE DIREITO CONCORRENTES: RONALD DWORKIN E JOHN FINNIS
No presente evento, exploraramos os conceitos de Direito destes dois expoentes da filosofia prática. Ambos professores na Universidade de Oxford, destacaram-se em seus enfrentamentos das teorias juspositivistas do Direito, notadamente em sua acepção hartiana. O primeiro, Ronald Dworkin, ficou conhecido por seu conceito de Direito como integridade e a defesa dos princípios como sendo igualmente normas jurídicas. Já John Finnis, que se trata do maior expoente da Nova Escola de Direito Natural, notabilizou-se por sua poderosa revigoração das teorias aristotélico-tomista. Palestras: Conceito e Interpretação do Direito em Ronal Dworkin (Luã Nogueira Jung), e A Lei Natural como Lei da Razão em John Finnis (com Leandro Cordioli). +Informações [AQUI]!


Workshop Internacional - A Recepção do Pensamento Político de Aristóteles na Escolástica Latino-Americana
Um excelente e seleto evento em que apresentei uma hipótese em epistemologia prática nos horizontes da filosofia aristotélica: "Como dizer algo proveitoso em filosofia prática? Considerações a respeito do Livro IV 1 da Política de Aristóteles. Veja o ppt. de minha apresentação [AQUI]!




LANÇAMENTO DE "PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DE JUSTIÇA" e PALESTRA "A RAZOABILIDADE PRÁTICA E O VALOR DA JUSTIÇA PARA JOHN FINNIS" NO IDP EM BRASÍLIA
Em outubro, lançamos a obra coletiva Princípios Fundamentais de Justiça no IDP. Por ocasião do lançamento, aproveitamos a oportunidade para apresentar um apanhado dos ensaios que integraram o livro. +Informações [AQUI].



PALESTRA "UMA TEORIA PERSONILISTA DA TEORIA" COM PROF. DR. ELTON SOMENSI DE OLIVEIRA.
Em 24/9, os alunos das Ulbras Canoas e Torres tiveram a oportunidade de assistir a palestra "Uma teoria personalista da justiça". O diálogo com o professor foi muito proveitoso, pois generosamente compartilhou o seu conhecimento no tema. Veja +Informações [AQUI].


XV SEMANA ACADÊMICA DO PPGFIL PUCRS
Nesta oportunidade, apresentei o trabalho "Redescobrindo a equidade na gramática dos direitos: horizontes para uma teoria da justiça personalista e ética na retórica do Direito". Procuro demonstrar : i) epiekeia e defeasibility versam sobre os mesmos fenômenos; ii) para um julgamento justo, são igualmente necessárias qualidades éticas do juiz; iii) o Direito e os direitos sempre dependentem de argumentos éticos; iv) o Direito deve formar moralmente os cidadãos. A íntegra do mesmo está sendo disponibilizada gratuitamente em formato ebook pelos promotores do evento na Editora Phi [AQUI], p. 188. +Informações [AQUI]!




| 2014 |


III SEMANA ACADÊMICA DO PPGFIL UFPel
Em 14/11/2014, participei da Mesa Redonda: "Direitos Humanos: Positivismo x Naturalismo" promovida na III Semana Acadêmica do Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFPel. Excelente oportunidade na qual pude debater e defender a Teoria da Lei Natural, rever velhos amigos e fazer novos. [VEJA+]





SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE DIREITO DA ULBRA CANOAS
Mesa Redonda "Lei Natural, Direitos Humanos e Bem Comum", dia 28/10/2014, na Ulbra Canoas.
"Lei Natural, Direitos Humanos e Dignidade da Pessoa Humana" Prof. Dr. Carlos Adriano Ferraz (UFPel)
"Os Limites da Atuação do Estado na Promoção dos Valores Sociais" Prof. Dr. Elton Somensi de Oliveira (PUC/RS)
"A Lei Natural e o Justo Político" Prof. Dr. Marcus Paulo Rycembel Boeira (IPA/RS e PUC/RS)
Debatedores:Prof. Dr. Arthur Ferreira Neto (PUC/RS) e Prof. Ms. Leandro Cordioli (ULBRA Campi Canoas e Torres)
[VEJA+]





| 2013 |


I Workshop Filosofia do Direito
Apresentei a Conferência "O Conceito de Justiça em John Finnis: uma herança da tradição aristotélico-tomista?" (Leandro Cordioli | Ulbra) neste interessante evento em 10/2013.
Promoção: Universidade Federal de Pelotas (UFPel) | Programa de Pós-Graduação em Filosofia APOIO: Capes
Local: Curi Palace Hotal – Sala de Evento Rio Grande / 8º Andar Rua General Neto, 1279 – Pelotas/RS Data do Evento: 01 e 02 de outubro de 2013. Clique [aqui] para mais informações.






| Alguns eventos anteriores |



Debatendo "Aspectos controversos do aborto no caso dos anencéfalos" na Faculdade de Direito da Ulbra Canoas, com os Profs. Luis Fernando Silveira e Maria Aparecida Cardoso da Silveira.
Notícia veiculada na imprensa Ulbra pode ser vista [AQUI].









Interessante debate com os Profs. Alejandro Montiel Alvarez e Lucio Machado Almeida a respeito da lei de cotas raciais em Universidades, no qual apresentei a palestra "O Argumento de Sócrates: Uma abordagem ética à nova lei de cotas raciais". Em realidade, este era o segundo debate no espaço de um ano, possibilitando a evolução de nossos argumentos em relação ao tema. Foram igualmente abordados, os aspectos históricos, sociológicos e principalmente atinentes à teoria da justiça enquanto distribuição ou trocas de direitos e deveres sociais.
Notícia veiculada na imprensa Ulbra pode ser vista [aqui].

















Nenhum comentário:

Postar um comentário