Para assitir

FILMES para assistir e refletir...
Algumas das coisas que me intrigam no fenômeno jurídico podem ser melhor compreendidas a partir da experiência. Seu tratamento acadêmico muitas vezes as priva de sua verdadeira dramaticidade, e da tragédia na vida daqueles que se vêem envolvidos nos fatos. O cinema e a literatura são uma forma de se acessar as emoções correspondentes a essas experiências, sem se necessitar vivenciá-las pessoalmente. Se forem bem explorados, podem ser uma boa introdução à teoria do Direito. Por isso, neste espaço disponibilizo sugestões de filmes com algumas propostas de reflexão envolvendo as temáticas da lei natural, dos direitos naturais e dos conceitos de justiça e Direito.



Justiça: O que é fazer a coisa certa?
Michael Sandel (1953) é professor na Universidade de Harvard, onde ministra um concorrido Curso sobre Justiça. Nele são abordados os principais autores e problemas práticos da teoria da justiça. A Universidade de Harvard disponibilizou integralmente as aulas de Sandel em vídeo online. As mesmas foram legendadas em português e também disponibilizadas através do YouTube para o público brasileiro [AQUI]. Veja e baixe o Curso "Justiça: O que é fazer a coisa certa?" completo [AQUI]!




A vida de Sócrates
Sócrates (Σωκράτης, Atenas, 469 - 399 a.C.) foi um filósofo grego que revolucionou a filosofia ao empregá-la para buscar investigar os assuntos humanos. Dedicava a sua vida a perambular pela cidade e a perguntar aos seus concidadãos o que é justiça, piedade, coragem, virtude e tantos outros temas relevantes. Ele mesmo afirmava que não sabia de nada. O que era um tanto irônico, na medida em que seus interlocutores sempre presumiam-se sabedores de tudo; e ao se defrontarem-se com Sócrates descobriam-se ignorantes. Assim, enquanto os poetas, os sacerdotes, os artesãos e os políticos que dialogavam com ele pensavam que sabiam algo, -estando equivocados a respeito disso- , Sócrates sabia que não sabia. Logo, sabia mais que os outros gregos.
Veja mais e o filme clicando [aqui].



Onze filmes a respeito do ódio e da intolerância no Direito
As nossas instituições como nossos piores inimigos
Quando em 1933, Adolf Hitler acessou o poder na Alemanha e implantou um governo totalitário baseado no nacionalismo e no ódio, infiltrou sua ideologia nas instituições alemãs. O sistema político passou a ser comandado por um partido único (Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães) através do culto à personalidade de seu líder carismático. Este período triste da história da humanidade foi chamado de Terceiro Reich (1933-1945), e seu líder de Führer (o condutor, o guia e o chefe...). As instituições como o Direito, as leis, os direitos, os tribunais e até mesmo os arranjos políticos passaram a ser empregados contra alguns grupos de pessoas escolhidos em função da etnia, da raça, da condição de estrangeiro, credo, etc.
Veja a lista de filmes e temas sugeridos de debate [aqui].


Nenhum comentário:

Postar um comentário