Para agir

Aprendendo sobre a justiça com ações...
Estudar Direito não pode ser algo apenas teórico. Há uma parte do estudo que certamente deve ser dedicada à aquisição de conhecimento dos seus institutos através da leitura de livros ou da participação em aulas e palestras, mas também se deve dedicar atenção à prática jurídica através de estágios em escritórios de advocacia ou tribunais. Ademais, como a ética, a política e o Direito são ciências práticas e envolvem escolhas das pessoas que se propõem a trabalhar com os temas de justiça, há a necessidade de levar em consideração o caráter das pessoas.
Uma boa forma de exercitar e constituir o nosso caráter é através de ações desinteressadas em auxílio ao próximo. Com elas aprendemos a ver o outro igualmente como um bem, e que o agir em função dele é algo bom, bonito e desejável. Assim, isto deve ser estimulado nos estudantes de Direito, pois parte da compreensão daquilo que é justiça passa exatamente por uma boa constituição ética para que escolhamos o justo nas nossas relações interpessoais. Portanto, um bom estudante de Direito deve se preocupar não apenas em ler os melhores livros e ensaios, participar de palestras, conferências e grupos de pesquisa, realizar estágios, mas também em engajar-se em atividades beneficientes. Estas são as três partes de uma boa formação em justiça.
Aqui, disponibilizo algumas atividades que desenvolvemos neste sentido:



Estamos preparando outras ações solidárias envolvendo o [GPFDir] Grupo de Pesquisa em Filosofia do Direito. Aguarde novidades!





Campanha de Arrecadação para Integração Familiar
DIA DAS CRIANÇAS no Centro de Refugiados Venezuelanos em Canoas. Uma oportunidade maravilhosa para aprender mais sobre o ser humano e o amor ao próximo.

VEJA+ [AQUI]!!!

No dia 12/10/2018, Dia das Crianças, tivemos uma oportunidade única de aprender mais sobre humanidade e o amor ao próximo. A Ulbra (Universidade Luterana do Brasil), a Extensão da Ulbra, a Pastoral da Ulbra Canoas, o Curso de Teologia Ulbra Canoas, o Curso de Direito Ulbra Canoas, o GPFDir (Grupo de Pesquisa em Filosofia do Direito), o Observatório dos Direitos Humanos, o SENAC, outras entidades e voluntários, conjuntamente com a equipe de psicólogos e assistentes sociais que os atende diariamente, realizaram uma festa do Dia das Crianças com distribuição de presentes.
O advogado refugiado venezuelano, sr. Leonardo J. Y. Estaba, e sua esposa ajudaram a organizar e a mediar as atividades realizadas.

Enquanto professor líder do Grupo de Pesquisa (GPFDir), fiquei muito orgulhoso de nossos pesquisadores, que novamente se mostraram comprometidos e dedicados em ajudar ao próximo. O amor de cada um possibilitou a viabilidade de nosso apoio à atividade conduzida pela Pastoral da Ulbra pelo estimado amigo Pastor Mario Rafael Fukue. O nosso objetivo de ajudar a melhorar um pouquinho o mundo foi alcançado. A experiência e a formação que obtivemos em humanidades é impagável. Certamente, ganhamos muito mais do que fomos dispostos a doar de nós mesmos, com o crescimento pessoal. Uma experiência a ser lembrada por toda a vida. Essa lição de vida nos torna devedores de nossos amigos venezuelanos, que ainda têm muito a nos ensinar. As pessoas que conhecemos ontem passaram por vivências e uma jornada muito dura para chegarem até aqui em Canoas, RS, e terem alguma esperança de futuro em nosso país.









Fazendo e aprendendo. Este semestre promete com a questão dos refugiados...

Eu (Prof. Leandro Cordioli) e o Prof. André Cezar visitamos o Centro de Refugiados Venezuelanos em Canoas, para prospectarmos as necessidades e as possibilidades de ações conjuntas para supri-las, através do Curso de Direito Ulbra Canoas, do GPFDir (Grupo Pesquisa em Filosofia do Direito) e do Observatório dos Direitos Humanos.

Nesta ocasião, tivemos a maravilhosa oportunidade de conhecer o advogado refugiado venezuelano, sr. Leonardo Javier Yegres Estaba, que nos deu a honra de fazer um relato sobre a sua jornada para chegar ao Brasil e à Canoas, bem como a realidade comovente da situação política, econômica e social venezuelana. Há apenas dois dias no RS e vinte no Brasil, fez uma fala muito emocionante. Que grande lição de vida, fé, esperança e amizade tivemos!!! Fico muito agradecido por compartilhar generosamente tais lições. Seguem os registros fotográficos:

Na 1ª foto: o ex-aluno do Curso de Direito Ulbra Canoas Lucas Araujo, eu (Leandro Cordioli, GPFDir), as Assistentes Sociais sra. Milene Gawlinski e sra. Gisele da Costa, o Coordenador do Centro de Refugiados Venezuelanos sr. Antonio Donati e o Prof. André Cezar (Observatório dos direitos humanos). VEJA+ [AQUI]!!!







AULA ABERTA MULTIDISCIPLINAR: A justiça no banco dos réus: história, Direito e júri simulado a partir do filme “Julgamento em Nuremberg (1961)”
VEJA+ sobre este projeto inovador que une a teoria sob uma perspectiva multidisciplinar e a prática jurídica [AQUI]!!!







Campanha de Arrecadação para o Dia de Integração Familiar Natalino
No dia 10/12/2016, fomos entregar os donativos arrecadados na Campanha de Arrecadação para o Dia de Integração Familiar Natalino a ser realizado pelo Presídio Estadual Feminino de Torres promovida pelas ULBRAs Torres e Canoas através dos GPFDir Torres-Canoas. Neste ano, mais uma vez superamos as expectativas e as metas propostas. Parabéns a todos os envolvidos!!! Realmente, estamos fazendo diferença na vida das pessoas, e nas nossas próprias vidas. Veja +Informações [AQUI]



Campanha de Arrecadação para o Dia de Integração Familiar
No dia 16/06/2016, fomos entregar os donativos arrecadados na Campanha de Arrecadação para o Dia de Integração Familiar a ser realizado pelo Presídio Estadual Feminino de Torres promovida pelas ULBRAs Torres e Canoas através dos GPFDir Torres-Canoas e Pastoral da ULBRA Torres. Neste ano, superamos as expectativas e as metas propostas. Parabéns a todos os envolvidos!!! Realmente, estamos fazendo diferença na vida das pessoas, e nas nossas próprias vidas. Veja +Informações [AQUI].



Grupo de Pesquisa foi convidado para participar do programa do Curso de Direito da Ulbra Torres na rádio Atlântico Sul
No dia 9/12/2015, às 18:00 hs., o Grupo de Pesquisa foi convidado para participar do programa do Curso de Direito da Ulbra Torres na rádio Atlântico Sul, a fim de divulgar as suas atividades e pesquisas, além de incentivar a comunidade para participar dos encontros e dos debates. Nossa proposta foi mais ética para termos um Brasil melhor! Veja+ [AQUI]!





Campanha de Arrecadação para o Dia de Integração Familiar
Grupo de Pesquisa em Filosofia do Direito arrecadou para a festa do dia das crianças de 2015 do Presídio Feminino de Torres [AQUI].




Campanha de Arrecadação para o Dia de Integração Familiar
Grupo de Pesquisa em Filosofia do Direito contribui com a festa de Natal no ano de 2014 do Presídio Feminino de Torres. [VEJA+]!

Nenhum comentário:

Postar um comentário