20/04/2016

Lançamento em 2016: O conceito de justiça em John Finnis: uma herança da tradição aristotélico-tomista?

 

Lançamento em 2016!

Pessoal, saiu o "Temas de Filosofia do Direito", organizado pelos Professores do PPGFil da UFPEL Evandro Barbosa e Carlos Ferraz! Fico muito honrado e alegre em ter participado do Workshop em 2013 e desta obra resultado de tão interessante debate naquele Programa de Pós-Graduação! Muitos amigos e colaboradores acadêmicos resultaram de tal evento.

Participei com o ensaio "O conceito de justiça em John Finnis: uma herança da tradição aristotélico-tomista?"

+Informações [AQUI].

 

 

CORDIOLI, L. M.. O conceito de justiça em John Finnis: uma herança da tradição aritotélico-tomista?. In: Carlos Ferraz; Evandro Barbosa. (Org.). Temas de Filosofia do Direito. 1ed.Pelotas: Editora UFPel, 2016, v. 1, p. 133-166.

Palavras-chave: Aristóteles; Tomás de Aquino; John Finnis; Teoria da Justiça; Justiça como um atributo ético.

Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Série: 1; Número da revisão: 1; ISBN: 9788571929685.

RESUMO: Enquanto Aristóteles desenvolveu o seu conceito de justiça a partir da descrição de uma virtude ética a ser atribuída ao caráter das pessoas, - o que podemos designar de um modelo ético personalista -, teorias posteriores à Idade Média tendem a tomar como ponto de partida a descrição dos critérios do justo político para a construção de um modelo de justiça; ou seja, aquilo que podemos nominar de institucionalismo político: por exemplo, John Rawls que sustentava a justiça como uma virtude a ser dita das instituições. A teoria da justiça de John Finnis se apresenta como herdeira da tradição aristotélico-tomista, porém foi gestada neste horizonte pós-institucionalismo político, e negligencia alguns dos elementos éticos fundamentais do conceito clássico (vontade, firmeza e perpetuidade). Proponho estudar os reflexos práticos e teóricos destes novos horizontes na releitura aristotélico-tomista de John Finnis.

 

A obra estará disponível para venda inicialmente na Livraria da UFPel, e posteriormente também em outras boas livrarias especializasas. Veja+ sobre a Editora e Livraria da UFPel [AQUI].

Saiba + a respeito do I Workshop em Filosofia do Direito [AQUI]!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário