24/06/2016

Levando os direitos dos animais a sério

No dia 21/03/2016, realizamos o debate acadêmico "Levando os direitos dos animais a sério" na Ulbra Canoas para coroar o semestre de estudos nessa temática pelo Grupo de Pesquisa em Filosofia do Direito. Falar em direitos dos animais põe em cheque os conceitos de justiça, Direito e direitos, tratando-se de um caso fronteirisso.

Foram debatidos temas como direitos e bem-estar animal, dignidade da pessoa humana e dos animais, liberdades para animais, conflitos entre direitos humanos e animais, ética particular e ciência ética, o utilidade e o abuso das leis criminais que protegem animais, animais teriam deveres morais e jurídicos?, animais irracionais têm interesses ou os interesses buscados são projeções de ideologias humanas, crueldade praticada contra animais sensientes e não racionais, utilitarismo de interesses e os riscos ao direito à vida dos seres humanos, etc. Os debates nesses tópicos foram muito proveitosos porque havia defensores teóricos e militantes dos direitos dos animas e outras visões concorrentes. Buscamos dar voz aos melhores argumentos de todos. Por isso, saímos com a sensação de termos realmente levado a sério os direitos dos animais.

Veja mais fotos, os trabalhos apresentados e muito mais [AQUI].

 

 

 

Começamos os trabalhos em "Levando os direitos dos animais a sério" com a apresentação dos professores palestrantes e debatedores. As integrantes do Grupo de Pesquisa de Filosofia do Direito GPFDir, acadêmicas da Medicina Veterinária Elaine Rodrigues e do Direito Hiasmynn Quinhones, apresentaram projetos de defesa e adoção de animais que apoiam e para os quais estavam arrecadando doações de alimentos. Então, os professores debatedores, Dr. Arthur Ferreira Neto (PUCRS DIREITO) e Dr. Elton Somensi de Oliveira (PUCRS DIREITO), subiram à mesa para o início dos debates. Os três trabalhos foram apresentados e depois questinados pelos professores e pelo público.

O primeiro trabalho defendido foi “Bem-estar animal: uma análise dos Direitos dos Animais sob a ótica da Filosofia Contemporânea" pela professora Ms. Patricia Xavier Bittencourt (UFPel FILOSOFIA). Depois, o professor Dr. Renato Silvano Pulz (ULBRA VETERINÁRIA) sustentou o seu trabalho "O crime de maus tratos aos animais: um outro olhar". Finalmente, o professor Ms. Leandro Cordioli (ULBRA DIREITO) apresentou “Animais irracionais teriam direitos?”. Todas as apresentações foram seguidas de debates e questionamentos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário