24/11/2017

Lançada a obra: A Invenção da Modernidade As Relações entre Ética, Política, Direito e Moral






No dia 22/11/2017, às 17:00h, no prédio 14 da Ulbra Canoas, foi lançada a obra "A Invenção da Modernidade: As Relações entre Ética, Política, Direito e Moral" que foi elaborada coletivamente em homenagem ao professor Dr. Thadeu Weber, PPGFil e PPGDir PUCRS, por ocasião da 1ª Jornada Ulbra de Filosofia do Direito.

O lançamento ocorreu ao longo da 2ª Jornada Ulbra de Filosofia do Direito e contou com a presença de autores e convidados.

O livro foi organizado por: Douglas Orben, Everton Maciel, Jaderson Borges Lessa e Leandro Cordioli.

Ele já está disponível em versão impressa paga e digital gratuita, ambas disponíveis no site da Editora Fi que pode ser acessado [AQUI]!

"O presente trabalho coletivo busca dar seguimento às homenagens prestadas na "1ª Jornada Ulbra de Filosofia do Direito" ao professor Dr. Thadeu Weber que integra os Programas de Pós-graduação em Filosofia e Direito na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
O livro conta com a seleção de 24 ensaios, incluindo o principal, vindo da pena do próprio homenageado. Nesse texto, o professor discute o eminente embate entre liberais e comunitaristas, a partir de Rawls e Sandel, partindo em defesa do primeiro, em virtude da interpretação apressada do segundo. Trata-se de uma resposta inédita e original para um problema insistente que rende muito mal-entendido a respeito dos valores políticos de liberdade e igualdade.
Os demais 23 ensaios estão distribuídos nas quatro temáticas que nortearam o evento: Ética, Política, Direito e Moral. Os textos abordam os temas cobrindo um período que se estende da antiguidade até o debate atual da democracia. Há uma rica cobertura da Teoria da Justiça em sua mais ampla acepção. O leitor estará, portanto, bem atendido com a sua abrangência e fará uma leitura produtiva e prazerosa." (Texto da contracapa.)


Contamos com ensaios dos autores:
Anna Paula Bagetti Zeifert
Arthur Ferreira Neto
Bruno D'Ambros
Carlos Adriano Ferraz
Carlos Marcelo Neutzling
Carlos Roberto Bueno Ferreira
Celestino Taperero Fernando
Daniel Ortiz Matos
Douglas João Orben
Emerson Martins Soares
Everton Maciel
Felipe Held Izquierdo
Hellen Maria de Oliveira Lopes
Henrique Raskin
Jaderson Borges Lessa
João Gilberto Engelmann
John Florindo de Miranda
Leandro Cordioli
Luã Jung
Luis Fernando Barzotto
Sabrina Ruggeri
Thadeu Weber
Thiago Mello da Silva
Wilson Franck Junior



Eu (Leandro Cordioli), particularmente, participei com o ensaio “A VIRTUDE DA JUSTIÇA: PERSONALISMO ÉTICO APLICADO À ATIVIDADE JURISDICIONAL EM ARISTÓTELES”.
Assim sendo, quem quiser saber mais sobre justiça pode acessá-lo diretamente no link: https://docs.wixstatic.com/ugd/48d206_de53c7c9ce094d6ca53016f7a71196c2.pdf#page103







Nenhum comentário:

Postar um comentário