Registro da gravação do “Programa Questão de Ordem” - 18.10.18 - Pauta: O que é Justiça? Meus agradecimentos especiais ao Prof. Paulo Régis pelo convite e perguntas. Sou muito grato também ao Prof. Jorge trindade pelo interessante e qualificado debate!
O “Programa Questão de Ordem” é uma iniciativa do Curso de Direito da Ulbra Canoas, conduzida magistralmente pelo Prof. Paulo Régis. As entrevistas estão sendo editadas, e serão divulgadas através de diversas mídias. Uma proposta muito interessante e inovadora, na medida em que o formato permite que seja disponibilizada no Youtube ou em Podcast. Pode ser assistida ou ouvida, de acordo com a conveniência do público. Adorei!!!
Resumo dos tópicos tratados:
O QUE É JUSTIÇA?
1. MODELOS DE JUSTIÇA CONCORRENTES: ARISTÓTELES E JOHN RAWLS
a. Como nasceu a preocupação do ser humano em estudar a justiça?
b. O que é justiça?
c. Qual as diferenças entre os conceitos de justiça que partem de um personalismo ético e o outro que parte de um institucionalismo político?
d. É possível alcançarmos uma justiça perfeita?
2. A JUSTIÇA ENQUANTO UMA QUALIDADE DE CARÁTER
a. Qual a vantagem prática de conceituarmos a justiça como uma virtude ética das pessoas?
b. Qual o papel prático do nosso caráter para a justiça?
c. Outras qualidades morais podem importam nos julgamentos da virtude da justiça?
3. O JUSTO
a. O que é o justo?
b. Existe algo justo por natureza?
c. Os valores de uma sociedade podem influenciar na medida do justo?
Existiria um papel para as virtudes teologais (fé, esperança e amor) para os julgamentos da justiça?
Se você achou interessante o tema e quer ir estudando para acompanhar a entrevista, disponibilizo muito dos meus escritos [AQUI]!!!
PROF. DR. LEANDRO CORDIOLI. Espaço dedicado às teorias ética, política e do Direito. Você vai encontrar sugestões de leituras, filmes, videoaulas e atividades formativas nestas temáticas. Eu também disponibilizo o material das disciplinas, dos cursos e das palestras que ministro e a divulgação dos eventos e dos livros que organizo ou participo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário