22/11/2018

3ª JUFDIR - PROGRAMAÇÃO COMPLETA -

3ª Jornada Ulbra de Filosofia do Direito
Fronteiras e horizontes atuais da ética na pesquisa

Evento realizado em homenagem ao professor Dr. Monsenhor Urbano Zilles,
26-28/11/2018, ULBRA Canoas.





Baixe [AQUI] a versão para impressão em PDF da programação.


A 3ª Jornada Ulbra de Filosofia do Direito a ser realizada em homenagem ao professor Dr. Monsenhor Urbano Zilles, reunirá pesquisadores de diversas instituições e áreas do saber em torno de um ponto imperioso: "Fronteiras e horizontes atuais da ética na pesquisa".
Um primeiro olhar sobre o objeto da Jornada traz a perspectiva sobre as questões morais atinentes aos temas, aos modos e às finalidades da produção e da difusão do conhecimento humano. O que se deve pesquisar? Como se deve pesquisar? Para que se deve pesquisar? Essas questões apontam para problemas fundamentais que deveriam traçar as fronteiras morais do desenvolvimento do conhecimento teórico e dos avanços tecnológicos empreendidos pelo ser humano, sem os quais a busca do conhecimento pode apresentar sérios riscos. Exemplos disso podem ser encontrados nos comitês de ética universitários, preocupados com a honestidade dos trabalhos, a dignidade intrínseca do ser que é pesquisado (i.e., seres humanos, embriões humanos, animais não racionais, etc.) e o compartilhamento dos resultados positivos com toda a humanidade.
Contudo, outro olhar sobre a questão também é possível. Os mais respeitáveis pensadores que a humanidade já produziu dedicaram as suas vidas a um compromisso perpétuo de desenvolvimento do conhecimento humano, como uma das dimensões e o horizonte da realização de nossas capacidades. Sócrates, por exemplo, considerava que "uma vida sem investigação não merecia ser vivida." Nosso objetivo, no presente evento, é levar os pesquisadores das mais diversas áreas do saber a refletir sobre as fronteiras morais e os horizontes éticos de suas pesquisas, contribuindo dessa forma para o bem da humanidade.

Universidade Luterana do Brasil - ULBRA Canoas
Auditórios 219 e 220 do Prédio 1.
Av. Farroupilha, 8001 - Canoas/RS.
E-mail: direito.canoas@ulbra.br
Telefone: (51) 3477-9142

Segunda-feira, dia 26/11, das 14h às 18h e das 19h às 21h. 
Terça-feira, dia 27/11, das 9h às 11h30, das 14h às 18h e das 19h às 22h.
Quarta-feira, dia 28/11, das 9h às 11h30, das 14h às 18h e das 19h às 22h.

Evento gratuito, aberto à comunidade e com certificação de horas complementares. Inscrições no local. Vagas limitadas à capacidade dos auditórios.

INSCRIÇÃO SOLIDÁRIA: A Jornada Ulbra de Filosofia do Direito apoia a iniciativa da Pastoral Universitária da Ulbra Canoas de promover um evento natalino em favor dos asilados venezuelanos em Canoas. Uma contribuição financeira espontânea e facultativa a ser oferecida na data e no local do evento por parte dos participantes será bem-vinda.

+INFORMAÇÕES:
www.GPFDir.com
http://www.editorafi.org/3jornadafilosofiadodireito

ORGANIZAÇÃO:
Coordenadora do Curso de Direito Profa. Dra. Alessandra Mizuta de Brito
Coordenadora Adjunta do Curso de Direito Profa. Ma. Carolina Zenha Saraiva
Grupo de Pesquisa em Filosofia do Direito, Prof. Me. Leandro Cordioli

COMISSÃO DISCENTE:
Integrantes do GPFDir: Alexandre Rosa Pereira, Andressa de Oliveira Centeno, Áurea Júlia Braga Rodrigues, Bruna Viegas Cornely, Caroline da Rosa Padilha, Débora Padilha Nobre, Edmilson Gemelli Dantas Neto, Évellyn da Silva de Abreu, Guilherme da Silva Soares, Guilherme Machado Siqueira, Hiasmynn Quinhones, Josiane Batista Rios, Jupira Maria Bittencourt da Silva, Ligia Fischer Flores, Luana Breyer, Luís Gustavo Mattos Paranhos, Mariliane Silva dos Santos, Nagea Morais Ienerich, Nathalia Gomes Silveira, Thaís Marina Castro Picanço


PROMOÇÃO:
Curso de Direito Ulbra Canoas
Grupo de Pesquisa em Filosofia do Direito [www.GPFDir.com]

APOIO:
ULBRA Direção do Campus Canoas
Extensão e Assuntos Comunitários ULBRA
Editora Fi [www.editorafi.org]





PROGRAMAÇÃO:



Segunda-feira, dia 26/11, das 14h às 17h.


MOSTRA CIENTÍFICA DO
GRUPO DE PESQUISA EM FILOSOFIA DO DIREITO ULBRA CANOAS


14h-14h30        "Questões morais na pesquisa teológica".Lia Mara Pandolfo Correa. Graduanda em Teologia (ULBRA, Canoas). Pesquisadora voluntária do Grupo de Pesquisa em Filosofia do Direito (ULBRA, Canoas). Maria Aparecida da Cunha Leal. Graduanda em Teologia (ULBRA, Canoas). Pesquisadora voluntária do Grupo de Pesquisa em Filosofia do Direito (ULBRA, Canoas).

14h30-15h        "A dignidade humana como fronteira ética para a pesquisa”. Alexandre Rosa Pereira. Graduando em Direito (ULBRA, Canoas). Licenciado em Letras Português e Literatura Brasileira (ULBRA, São Jeronimo). Pesquisador voluntário do Grupo de Pesquisa em Filosofia do Direito (ULBRA, Canoas).

15h-15h30        "Educação cívica e Direito em Aristóteles: condições sociais para o desenvolvimento de um ambiente propício à pesquisa”. Nathalia Gomes Silveira. Graduanda em Direito (ULBRA, Canoas). Pesquisadora voluntária do Grupo de Pesquisa em Filosofia do Direito (ULBRA, Canoas).

15h30-16h        "Ética e experimentação animal: Uma análise sob a perspectiva da ‘Teoria dos3Rs de Russell e Burch’”.Hiasmynn Quinhones. Graduanda em Direito (ULBRA, Canoas). Pesquisadora voluntária do Grupo de Pesquisa em Filosofia do Direito (ULBRA, Canoas).

16h-16h30        "A escolha dos argumentos éticos na pesquisa a partir de Dostoiévski".Guilherme Siqueira. Graduando em Direito (ULBRA, Canoas). Pesquisador voluntário do Grupo de Pesquisa em Filosofia do Direito (ULBRA, Canoas).

16h30-17h        "A tolerância como um limite ético-político na pesquisa: o que podemos aprender para atualidade com o caso do nazismo?".Áurea Júlia Braga Rodrigues. Graduanda em Direito (ULBRA, Canoas). Pesquisadora voluntária do Grupo de Pesquisa em Filosofia do Direito (ULBRA, Canoas). Évellyn da Silva de Abreu. Graduanda em Direito (ULBRA, Canoas). Pesquisadora voluntária do Grupo de Pesquisa em Filosofia do Direito (ULBRA, Canoas). Luana Breyer. Graduanda em Direito (ULBRA, Canoas). Pesquisadora voluntária do Grupo de Pesquisa em Filosofia do Direito (ULBRA, Canoas).


18h-21h             "MINI FEIRA DO LIVRO" para a difusão do conhecimento.



Segunda-feira, dia 26/11, das 19h às 21h.


ABERTURA OFICIAL - 3ªJUFDIR
3ª JORNADA ULBRA DE FILOSOFIA DO DIREITO


19h-20h             ABERTURA OFICIALpelas autoridades acadêmicas.

20h-21h CONFERÊNCIA INAUGURAL“Ética na pesquisa”.Professor Dr. Monsenhor Urbano Zilles, homenageado na 3ª Jornada Ulbra de Filosofia do Direito, "Fronteiras e horizontes atuais da ética na pesquisa", realizada na Universidade Luterana do Brasil, Campus Canoas, em 2018. Doutor em Teologia pela University of Münster (Alemanha). Licenciado em Filosofia pela Universidade Regional do Nordeste do Rio Grande do Sul (UNIJUI). Bacharel em Teologia pela Theologishe Hochschule Beuron (Alemanha). Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PUCRS, 1987-2004). Foi o responsável pela implementação do programa “Mil doutores no ano dois mil” na PUCRS, que revolucionou a pesquisa na universidade, servindo de modelo para outras instituições. Diretor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (PUCRS, 1979-1987). Direção e administração, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Pós-Graduação em Filosofia (PUCRS, 1973-1982). Professor da Pós-Graduação stricto sensuem Filosofia (UFSM). Professor da Graduação e da Pós-Graduação stricto sensunos cursos de Teologia, Filosofia e Letras (PUCRS). Membro da Academia Brasileira de Filosofia. Recebeu muitas premiações e distinções acadêmicas, entre eles o Prêmio Destaque em pesquisa na área de Ciências Humanas e Sociais do Governo do Estado do Rio Grande do Sul em 2002.





Terça-feira, dia 27/11, das 9h às 11h30.

9h-9h30             Reabertura e apresentação dos convidados.
9h30-11h30      PAINEL: "Ética e pesquisa: questões de teoria e prática".

                            Palestrantes:
                            “A importância do comitê de ética para a realização de pesquisas em seres humanos”.Alessandra Mizuta de Brito. Doutoranda em Educação (ULBRA, Canoas). Doutora em Direito Processual Civil (PPGDir, PUCRS: Bolsista CAPES). Mestra em Direito Empresarial e Cidadania (UNICURITIBA). Especialista em Direito Privado (IBEJ/CESCAGE) e em Metodologia e Didática do Ensino Superior (CEULJI/ULBRA). Bacharela em Direito (Faculdade de Direito de Curitiba). Professora e Coordenadora do Curso de Direito (ULBRA, Canoas). Advogada. Membro da Comissão de Educação Jurídica (OABRS). Membro do Comitê de Ética em Pesquisas em Seres Humanos (CEP, Ulbra). Avaliadora ad hoc do BASIS (MEC/INEP). 

                            “Praxis sine theoria est caecus in via- Os riscos éticos da uniformidade vertical nas decisões judiciais criminais”.José Conrado Kurtz de Souza. Mestrando em Filosofia (PPGFil, PUCRS). Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais (PUCRS). Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS).

                            "Ética, pesquisa e os direitos naturais em John Finnis". Alexandre Mussoi Moreira. Doutor em Filosofia (PPGFil, PUCRS). Mestre em Direito (PPGDir, UNISINOS). Especialista em Direito Canônico – Matrimônio (PUCRS). Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais (UFRGS). Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS).



Terça-feira, dia 27/11, das 14h às 18h.

14h-14h30        "Ética na pesquisa teológica".Reverendo Mário Rafael Yudi Fukue. Mestre em Letras (PPGL, UPF).Cursou disciplinas de 'Mestre em Divindade" (Saint Louis, Concordia Seminary) como aluno bolsista do "ICSP-CSLS Exchange Program".Bacharel em Teologia (Faculdade Est). Bacharel em Teologia (Seminário Concórdia, Faculdade de Teologia).Capelão (Unidade Canoas).

14h30-15h        "Reflexões sobre logospraxisna pesquisa teológica". Reverendo Maximiliano Wolfgramm Silva. Capelão-Geral (Aelbra/Ulbra). Doutorando do Programa de Ph.D. (St. Louis MO, Concordia Seminary), com foco de pesquisa na área de Teologia e Cultura. Mestre, com ênfase em Teologia Sistemática e Teologia Prática, Aconselhamento e Educação, (Saint Louis MO, Programa Master of Arts do Concordia Seminary), título validado (PUCRJ). Bacharel em Teologia (Universidade Luterana do Brasil). Bacharel em Teologia (Seminário Concórdia de São Leopoldo).

15h-15h30        "Conhecimento: desenvolvimento da ciência e as fronteiras da ética". Clóvis Vitor Gedrat. Doutorando em Filosofia (PPGFil, UNISINOS). Mestre em Filosofia (PPGFil, UNISINOS). Licenciado em Filosofia (UNISINOS). Bacharel em Teologia (ULBRA). Bacharel em Teologia (Seminário Concórdia). Coordenador do Curso de Filosofia-Bacharelado (UNISINOS). Coordenador do Curso de Filosofia-Licenciatura (UNISINOS). Coordenador PIBID/Filosofia (UNISINOS). Pesquisador do Núcleo de Estudos Kierkegaardianos. Integrante do Grupo de Pesquisa Ética, Biopolítica e Alteridade. Membro da Sociedade Brasileira de Estudos em Søren Kierkegaard (SOBRESKI). Professor de Teologia (ULBRA). Professor de Filosofia e Antropologia (UNISINOS).

15h30-16h        "As questões éticas do período pós-pesquisa em direitos humanos, violência e segurança pública".Martim C. de Moraes Jr. Doutorando em Ciências Sociais (PPGCS, PUCRS). Mestre em Sociologia (PPGSoc, UFRGS). Especialista em Segurança Cidadã (UFRGS). Especialista em Segurança Pública (PUCRS). Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais (UNIJUI). Licenciado em Filosofia (IPA). Policial Militar aposentado. Professor do Centro Universitário Cenecista de Osório. Atual Coordenador do Comitê de Educação em Direitos Humanos da UNICNEC Osório.

16h-16h30        "Universidade, verdade e limites da liberdade de expressão". Arthur M. Ferreira Neto. Doutor em Direito (PPGDir, UFRGS). Doutor em Filosofia (PPGFil, PUCRS). Mestre em Direito (PPGDir, UFRGS). Mestre em Filosofia (PPGFil, PUCRS). Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais (UFRGS). Professor e Coordenador do Departamento de Propedêutica Jurídica da Escola de Direito da PUCRS. Advogado.

16h30-17h        "Ética na pesquisa filosófica".Carlos Adriano Ferraz. Doutor em Filosofia (PPGFil, PUCRS), com estágio doutoral na State University of New York (SUNY). Mestre em Filosofia (PPGFil, UFSM). Graduado em Filosofia (UFPel). Professor na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFil, UFPel). Professor Visitante na Universidade Harvard (2010).

17h-17h30        "Filosofia e imposturas intelectuais: considerações sobre a ética na pesquisa".Jaderson Borges Lessa. Doutor em Filosofia (PPGFil, PUCRS). Mestre em Filosofia (PPGFil, PUCRS). Bacharel em Filosofia (PUCRS).



Terça-feira, dia 27/11, das 19h às 22h.

19h-19h20        Reabertura e apresentação dos convidados.
19h20-21h40    PAINEL: "Questões atuais da ética na pesquisa".

                            Palestrantes:
19h20-20h30    "Evidências empíricas da decisão judicial: por uma epistemologia decisória no Direito".Lenio Luiz Streck. Pós-Doutorado pela Universidade de Lisboa. Doutor em Direito (PPGDir, UFSC). Mestre em Direito (PPGDir, UFSC). Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais (UNISC). Professor Titular da Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGDir, UNISINOS). Professor Permanente em UNESA-RJ, ROMA-TRE (Scuola Dottorale Tulio Scarelli), Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC) e Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.Membro Catedrático da ABDConst. Ex-Procurador de Justiça do Rio Grande do Sul.

20h30-21h40   "Integridade na pesquisa".José Roberto Goldim. Doutor em Medicina (UFRGS). Mestre em Educação (UFRGS). Biólogo. Professor Adjunto da Escola de Medicina (PUCRS). Professor convidado (Famed, UFRGS). Membro fundador do Programa de Atenção aos Problemas de Bioética do HCPA. Consultor em Bioética Clínica no HCPA. Membro dos Comitês de Ética em Pesquisa do HCPA, UFRGS e PUCRS. Ex-Presidente do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Participou do Comitê de Ética em Pesquisa do Grupo Hospitalar Conceição. Membro dos Comitês de Bioética do HCPA e da PUCRS. Ex-Coordenador do Comitê de Ética da Faculdade de Ciências da Saúde do Instituto Porto Alegre da Igreja Metodista (FCS/IPA). Membro do Kennedy Institute of Ethics (Washington, Georgetown University). Membro da Sociedade Brasileira de Bioética (SBB) e da Canadian Bioethics Society (CBS). Vice-Presidente da Sociedade Riograndense de Bioética (SORBI, 1999-2003). Membro da Comissão Coordenadora do PPG em Gerontologia Biomédica (PUCRS, 2001-2003). Consultor do Ministério da Saúde (2002).





Quarta-feira, dia 28/11, das 9h às 11h30.

9h-9h30             Reabertura e apresentação dos convidados.
9h30-11h30      PAINEL: "Pesquisa, ética como realização humana e novas tecnologias".

                            Palestrantes:
                           "Ética da fraternidade e pesquisa". Luis Fernando Barzotto. Doutor em Direito (PPGDir, USP). Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais (UFRGS). Professor na Faculdade de Direito (UFRGS) e no Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGDir, UFRGS).

                           "Ética na pesquisa e novas tecnologias". Elton Somensi de Oliveira. Doutor em Filosofia do Direito (PPGDir, UFRGS). Mestre em Teoria do Direito e do Estado (PPGDir, UFRGS). Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais (UFRGS). Professor da Escola de Direito (PUCRS). Professor do Curso de Especialização em Direito de Família da Escola de Direito (PUCRS). Professor do Programa de Pós-Graduação da Escola de Direito (PUCRS). Vice-Diretor da Escola de Direito (PUCRS). Advogado.

                            "A pesquisa como um horizonte ético de realização humana e suas virtudes conexas". Leandro Cordioli. Doutorando em Filosofia (PPGFil, PUCRS). Mestre em Direito (PPGDir, UFRGS). Especialista em Direito Civil: Contratos numa Economia de Mercado (UFRGS). Especialista em Direito da Economia e da Empresa (FGV). Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais (PUCRS).Professor de Filosofia Direito (ULBRA, Canoas). Professor líder do GPFDir. Advogado.





Quarta-feira, dia 28/11, das 14h às 17h.

14h-14h30        "Ética na pesquisa em educação: reflexões e desafios".Rossano André Dal-Farra. Doutorado em Educação (PPGEdu, UFRGS). Mestrado em Zootecnia (PPGZot, UFRGS). Graduação em Biologia (ULBRA). Graduação em Medicina Veterinária (UFRGS). Professor e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM, ULBRA). Professor de Mestrado e Doutorado em Odontologia (PPGOdonto, ULBRA).

14h30-15h        "Entre a ética e a lógica: método e pesquisa racional em teoria do Direito". Marcus Paulo Rycembel Boeira. Doutor em Direito do Estado (PPGDir, USP). Mestre em Direito (PPGDir, USP). Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais (PUCRS). Professor na Faculdade de Direito (UFRGS). Líder do Grupo de Pesquisa CNPq Lógica Deôntica, Linguagem e Direito. Coordenador editorial da Coleção Salamanca da Editora Concreta. Autor de “A Escola de Salamanca e a Fundação constitucional do Brasil”, obra publicada em 2018 pela Editora UNISINOS.

15h-15h30        "Insightcoletividade e ética na pesquisa: uma abordagem a partir de Bernard Lonergan".Luiz Fernando Castilhos Silveira. Foi tutor na Faculdade de Direito (Universidade de Edimburgo, Escócia). Mestre em Direito (PPGDir, UNISINOS). Especialista em Filosofia e Ensino (PUCRS). Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais (UFRGS). Professor de Direito (UCS).

15h30-16h       "A contribuição da pesquisa histórica sobre a "produção" e a "recepção" das ideias filosófico-jurídicas". Alfredo de J. Flores. Doutor em Direito e Filosofia (Universitat de València, Espanha). Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais (UFRGS). Membro correspondente do Instituto de Investigaciones de Historia del Derecho (IIHD, Argentina). Professor na Faculdade de Direito (UFRGS) e no Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGDir, UFRGS). Membro do Instituto Brasileiro de História do Direito (IBHD). Membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS). Membro da American Society for Legal History (ASLH). Membro da Associação Nacional de História, Seção Rio Grande do Sul (ANPUH-RS).

16h-16h30        "Ética, pesquisa e os direitos dos animais não humanos".Rafaella Gambogi Kurtz de Souza. Mestra em Criminología y Sociología Jurídico-Penal (Universitat de Barcelona, Espanha). Especialista em Direito Público (FMP). Graduada em Direito (PUCRS). Advogada.

16h30-17h        "Ética, (conceito de) Direito e pesquisa jurídica: uma discussão necessária".Daniel Ortiz Matos.Doutorando em Direito Público (PPGDir, UNISINOS). Mestre em Direito Público (PPGDir, UNISINOS). Bacharel em Direito (UESB, BA). Visiting scholar na McGeorge Law School (2017), bolsista Capes Proex. Advogado.


17h-18h             LANÇAMENTO DOS LIVROS:
                            "Filosofia e Direito: Um Diálogo Necessário para a Justiça.Volumes 1 e 2.”Obras fruto dos trabalhos apresentados na 2ª Jornada Ulbra de Filosofia do Direito (2017) e elaborada em homenagem ao professor Dr. Draiton Gonzaga de Souza, Decano da Escola de Humanidades (PUCRS).



Quarta-feira, dia 28/11, das 19h às 22h.

19h-19h20        Reabertura e apresentação dos convidados.
19h20-21h40    MESA REDONDA: "Fronteiras e horizontes atuais da ética na pesquisa".

                            Integrantes da mesa:
Ricardo Willy Rieth.Magnífico Reitor da ULBRA. Pós-Doutor em História da Igreja (Universidade de Leipzig). Doutor em História da Igreja (Universidade de Leipzig). Graduado em Teologia (Seminário Concórdia). Graduado em Ciências Sociais (UNISINOS). Professor de História e Teologia na ULBRA Campus Canoas. Membro do Comitê Científico do Internacional Congress for Luther Research. Coordena a Comissão Editorial de Martinho Lutero - Obras Selecionadas.

Monsenhor Urbano Zilles,homenageado na 3ª Jornada Ulbra de Filosofia do Direito, "Fronteiras e horizontes atuais da ética na pesquisa", realizada na Universidade Luterana do Brasil, Campus Canoas, em 2018. Doutor em Teologia pela University of Münster (Alemanha). Licenciado em Filosofia pela Universidade Regional do Nordeste do Rio Grande do Sul (UNIJUI). Bacharel em Teologia pela Theologishe Hochschule Beuron (Alemanha). Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PUCRS, 1987-2004). Foi o responsável pela implementação do programa “Mil doutores no ano dois mil” na PUCRS, que revolucionou a pesquisa na universidade, servindo de modelo para outras instituições. Diretor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (PUCRS, 1979-1987). Direção e administração, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Pós-Graduação em Filosofia (PUCRS, 1973-1982). Professor da Pós-Graduação stricto sensuem Filosofia (UFSM). Professor da Graduação e da Pós-Graduação stricto sensunos cursos de Teologia, Filosofia e Letras (PUCRS). Membro da Academia Brasileira de Filosofia. Recebeu muitas premiações e distinções acadêmicas, entre eles o Prêmio Destaque em pesquisa na área de Ciências Humanas e Sociais do Governo do Estado do Rio Grande do Sul em 2002.

Draiton Gonzaga de Souza.Decano da Escola de Humanidades (PUCRS). Professor homenageado na 2ª Jornada Ulbra de Filosofia do Direito, "Filosofia e Direito: Um Diálogo Necessário para a Justiça", realizada na Universidade Luterana do Brasil, Campus Canoas, em 2017. Pós-Doutorado pela Ruhr Universität Bochum (Alemanha). Pós-Doutorado pela University of Tübingen (Alemanha) por três oportunidades. Doutorando em Direito (PPGDir, UFRGS). Doutor em Filosofia pela Universidade de Kassel (Alemanha). Mestre em Filosofia (PPGFil, PUCRS). Mestre em Direito (PPGDir, UFRGS). Bacharel em Filosofia (PUCRS). Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais (PUCRS). Professor titular nos Programas de Pós-Graduação em Filosofia e Direito (PUCRS). Advogado. Vice-Diretor do CDEA (Centro de Estudos Europeus e Alemães - UFRGS - PUCRS -DAAD). Recebeu, em 2003, prêmio do DAAD, e, em 2013, da Fundação Alexander von Humboldt (Humboldt-Alumuni-Preis) devido ao engajamento na cooperação acadêmica Brasil-Alemanha.

21h40                 ENCERRAMENTO


Nenhum comentário:

Postar um comentário