12/10/2019

4ª Jornada ULBRA de Filosofia do Direito | Ciência, ética e verdade: um desafio contemporâneo



4ª Jornada ULBRA de Filosofia do Direito
Ciência, ética e verdade: um desafio contemporâneo

Evento realizado em homenagem ao
professor Dr. Ricardo Willy Rieth, Magnífico Reitor da ULBRA,
29-31/10/2019, ULBRA Canoas.



A 4ª Jornada ULBRA de Filosofia do Direito realizada em homenagem ao professor Dr. Ricardo Willy Rieth, Magnífico Reitor da ULBRA, reunirá pesquisadores de diversas instituições e áreas do saber em torno de um tema premente no panorama social e universitário atual: "Ciência, ética e verdade: um desafio contemporâneo".

Vivemos em uma época de revolução no acesso à informação nunca antes experimentada pela humanidade. O aspecto positivo, evidente neste novo paradigma, é a difusão do conhecimento científico através da Internet muito mais democrático e rápido. Uma pesquisa inovadora, uma descoberta científica que contribuirá para o bem da humanidade e mesmo notícias políticas, ou cotidianas, estão disponíveis instantaneamente nas telas de smartphones e computadores no momento em que são produzidas ou postadas. Certamente, estas são as questões positivas resultantes da era da informação.

Porém, outra face desta revolução é fonte de grandes desafios também nunca enfrentados pela ciência, ética e humanidade. A difusão fácil e ágil de informações traz inúmeros problemas, dentre os quais destacam-se notícias falsas (fake news) nos âmbitos políticos e científicos. O fenômeno que se convencionou denominar de pós-verdade, em que não há preocupação com a verdade daquilo que é noticiado, é uma epidemia nas redes sociais. Notícias falsas são fabricadas com a finalidade de influenciar emocionalmente as pessoas, possibilitando a sua manipulação para qualquer finalidade política ou perversa. Apenas para exemplificar, a ciência já sofreu com estes ataques através da divulgação de notícias falsas a respeito de vacinas, trazendo de volta doenças consideradas erradicadas. As democracias estão em risco a cada eleição, vendo a escolha de seus representantes políticos ocorrerem com base em factoides, ou fabricações de escândalos manipulativos do eleitorado.

Neste contexto, o evento possui como objetivo levar os pesquisadores das mais diversas áreas do saber a refletir sobre o papel da universidade, da ciência e da filosofia nestes novos tempos, contribuindo dessa forma para o bem da humanidade.

Universidade Luterana do Brasil - ULBRA Canoas
Auditórios 219 e 220 do Prédio 1 e Capela.
Av. Farroupilha, 8001 - Canoas/RS.
E-mail: direito.canoas@ulbra.br
Telefone: (51) 3477-9142

Terça-feira, dia 29/10, das 19h às 21h, Auditório 220 do Prédio 1;
Quarta-feira, dia 30/10, das 14h às 18h e das 19h às 22h, Auditório 219 do Prédio 1;
Quinta-feira, dia 31/10, das 14h às 18h30 e das 18h30 às 22h, Capela da ULBRA Canoas.

Evento gratuito, aberto à comunidade e com certificação de horas complementares. Inscrições no local. Vagas limitadas à capacidade dos auditórios.


+INFORMAÇÕES:
www.GPFDir.com
http://www.ulbra.br


ORGANIZAÇÃO:
Coordenadora do Curso de Direito Profa. Dra. Alessandra Mizuta de Brito
Líder Grupo de Pesquisa em Filosofia do Direito, Prof. Dr. Leandro Cordioli
Capelão Universitário do Campus Canoas Pastor Me. Mário Rafael Yudi Fukue
Capelão Geral da AELBRA Pastor Me. Maximiliano Wolfgramm Silva
Curso de Direito Profa. Ma. Michelle Fernanda Martins
PPGEdu e Curso de Direito Prof. Dr. Moysés da Fontoura Pinto Neto
Coordenador do Curso de Teologia Prof. Dr. Thomas Heimann


COMISSÃO DISCENTE:
Integrantes do GPFDir: Alexandre Rosa Pereira, Débora Padilha Nobre, Évellyn da Silva de Abreu, Graziele Jacks Leite, Guilherme Machado Siqueira, Hiasmynn Quinhones, José Leonardo Garcia dos Santos, Juliano Gonçalves da Silva, Jupira Maria Bittencourt da Silva, Lucas dos Santos Koszeniewski, Nathalia Gomes Silveira, Paulo André Borges Hendler, Paulo Renato Paim Junior, Sharon Ribeiro Castro e Thais Soares.



PROMOÇÃO:
Pastoral da ULBRA
Cursos de Direito e Teologia ULBRA Canoas
Grupo de Pesquisa em Filosofia do Direito [www.GPFDir.com]

APOIO:
ULBRA Direção do Campus Canoas
Extensão e Assuntos Comunitários ULBRA 



PROGRAMAÇÃO:



ABERTURA OFICIAL - 4ªJUFDIR – AUDITÓRIO 220, do Prédio 1.
4ª JORNADA ULBRA DE FILOSOFIA DO DIREITO


Terça-feira, dia 29/10, das 19h às 21h


19h-20h30 ABERTURA OFICIAL pelas autoridades institucionais e homenagens ao Magnífico Reitor Ricardo Willy Rieth.

20h30 CONFERÊNCIA INAUGURAL “Ciência, ética e verdade: um desafio contemporâneo”. Professor Dr. Ricardo Willy Rieth. Magnífico Reitor da ULBRA. Pós-Doutor em História da Igreja (Universidade de Leipzig). Doutor em História da Igreja (Universidade de Leipzig). Graduado em Teologia (Seminário Concórdia). Graduado em Ciências Sociais (UNISINOS). Professor de História e Teologia na ULBRA Campus Canoas. Membro do Comitê Científico do Internacional Congress for Luther Research. Coordena a Comissão Editorial de Martinho Lutero - Obras Selecionadas.




Quarta-feira, dia 30/10 – das 14h às 18h – AUDITÓRIO 219, do Prédio 1.


ATIVIDADE "A" | Mostra de Iniciação Científica (banners)
Quarta-feira, dia 30/10, das 14h às 18h, saguão do Auditório 219, do Prédio 1.

Realização da Mostra de Iniciação Científica para Acadêmicos de Graduação.
*Regulamento disponível em  www.ulbra.br/canoas/extensao/eventos


ATIVIDADE "B" | Comunicações
Quarta-feira, dia 30/10, das 14h às 18h, Auditório 219, Prédio 1.

14h-14h20 "O impacto das fake news na dignidade da pessoa humana em época de pós-verdade." Alexandre Rosa Pereira. Graduando em Direito (ULBRA, Canoas). Licenciado em Letras Português e Literatura Brasileira (ULBRA, São Jerônimo). Pesquisador voluntário do Grupo de Pesquisa em Filosofia do Direito (ULBRA, Canoas).

14h20-14h40 "O fenômeno das fake news e seus reflexos negativos na saúde pública”. Hiasmynn Quinhones. Graduanda em Direito (ULBRA, Canoas). Pesquisadora voluntária do Grupo de Pesquisa em Filosofia do Direito (ULBRA, Canoas).

14h40-15h "A falsa verdade por trás das propagandas totalitárias em Hannah Arendt: uma análise do impacto das fake news na contemporaneidade". Évellyn da Silva de Abreu. Graduanda em Direito (ULBRA, Canoas). Pesquisadora voluntária do Grupo de Pesquisa em Filosofia do Direito (ULBRA, Canoas).

15h-15h20 "A ineficiência da investigação criminal em tempos de fake news". Graziele Jacks Leite. Graduanda em Direito (ULBRA, Canoas). Pesquisadora voluntária do Grupo de Pesquisa em Filosofia do Direito (ULBRA, Canoas).

15h20-15h40 "A publicidade infantil no YouTube". Bruna Gengnagel. Graduanda em Direito (ULBRA, Canoas). Orientação Profa. Ma. Michelle Fernanda Martins. Curso de Direito (ULBRA, Canoas).

15h40-16h "Terrorismo hashtag: do discurso extremista da internet à reação penal". Guilherme Siqueira. Mestrando do Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade La Salle. Bolsista Capes/Prosup. Bacharel em Direito (ULBRA, Canoas). Foi pesquisador voluntário do "Grupo de Pesquisas em Filosofia do Direito da ULBRA", no período de 2014 a 2019, e atualmente está vinculado ao "Grupo Criminalidade, Direito e Sociedade da Universidade La Salle".

16h-16h20 Intervalo

16h20-16h40 "A teologia da Cruz em diálogo com a fé e ética em Jurgen Moltmann". Fernando Cardoso Bertoldo. Doutorando em Teologia (EST). Mestre em Teologia (PUCRS). Graduação em Psicologia PUCRS.

16h40-17h "A ação da Igreja Luterana na proclamação da verdade do evangelho em contextos urbanos". Tiago Surian. Graduando em Teologia (ULBRA, Canoas). Orientação Prof. Me. Mário Rafael Yudi Fukue. Curso de Teologia (ULBRA, Canoas).

17h-17h20 "Fé e verdade no trabalho da igreja com adictos". Daniel Lessa. Graduando em Teologia (ULBRA, Canoas). Orientação Prof. Me. Mário Rafael Yudi Fukue. Curso de Teologia (ULBRA, Canoas).

17h20-17h40 "A liturgia como proclamação da verdade para adolescentes". Magno Souza Santos. Graduando em Teologia (ULBRA, Canoas). Orientação Prof. Me. Mário Rafael Yudi Fukue. Curso de Teologia (ULBRA, Canoas).

17h40-18h "O direito à memória frente a pós-verdade: o caso da ditadura militar no Brasil". Luana Breyer. Graduanda em Direito (ULBRA, Canoas). Pesquisadora voluntária do Grupo de Pesquisa em Filosofia do Direito (ULBRA, Canoas). Paula Carolina de Barros. Graduanda em Direito (ULBRA, Canoas). Pesquisadora voluntária do Grupo de Pesquisa em Filosofia do Direito (ULBRA, Canoas).



19h às 22h - Palestras

19h10 - Palestra: "Ética Política e Verdade em Lutero". Palestrante Dr. Martin Drehen. Doutor em Teologia graduação em Teologia com concentração em História da Igreja (Ludwig-Maximilians-Universität München). Graduado em Teologia (Escola Superior de Teologia). Foi professor na Faculdades EST.  Professor emérito na Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Latino-Americana, atuando principalmente nos seguintes temas: imigração alemã, Rio Grande do Sul, imigração, Brasil e religião.

20h - Palestra: “A ética e a verdade na efetividade Kierkegaardiana”. Palestrante Dr. Clóvis Gedrat. Doutorando em Filosofia (PPGFil, UNISINOS). Mestre em Filosofia (PPGFil, UNISINOS). Licenciado em Filosofia (UNISINOS). Bacharel em Teologia (ULBRA). Bacharel em Teologia (Seminário Concórdia). Coordenador do Curso de Filosofia-Bacharelado (UNISINOS). Coordenador do Curso de Filosofia-Licenciatura (UNISINOS). Coordenador PIBID/Filosofia (UNISINOS). Pesquisador do Núcleo de Estudos Kierkegaardianos. Integrante do Grupo de Pesquisa Ética, Biopolítica e Alteridade. Membro da Sociedade Brasileira de Estudos em Søren Kierkegaard (SOBRESKI). Professor de Teologia (ULBRA). Professor de Filosofia e Antropologia (UNISINOS).

20h50 – Palestra: “Ética e Pesquisa em Educação”. Palestrante Dra. Lodenir Karnopp. Doutora e Mestre em Linguística e Letras (PUCRS, 1999). Desenvolve pesquisas no campo dos Estudos Culturais em Educação, com ênfase em Línguas de Sinais e Educação de Surdos. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), na modalidade de Produtividade em Pesquisa.




Quinta-feira, dia 31/10 – Capela da ULBRA

Quinta-feira, dia 31/10, das 14h às 18h30 | Workshop

14h-14h30 “Fake news e discurso de ódio”. Alessandra Mizuta de Brito. Doutoranda em Educação (ULBRA, Canoas). Doutora em Direito Processual Civil (PPGDir, PUCRS: Bolsista CAPES). Mestra em Direito Empresarial e Cidadania (UNICURITIBA). Especialista em Direito Privado (IBEJ/CESCAGE) e em Metodologia e Didática do Ensino Superior (CEULJI/ULBRA). Bacharela em Direito (Faculdade de Direito de Curitiba). Professora e Coordenadora do Curso de Direito (ULBRA, Canoas). Advogada. Membro da Comissão de Educação Jurídica (OABRS). Membro do Comitê de Ética em Pesquisas em Seres Humanos (CEP, ULBRA). Avaliadora ad hoc do BASIS (MEC/INEP).

14h30-15h "A ética e a pesquisa empírica no Direito". Michelle Fernanda Martins. Mestre em Direito e Sociedade pela Universidade La Salle (UNILASALLE). Especialista em Direito Público pela Faculdade Instituto de Desenvolvimento Cultural (IDC). Graduada em Direito pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Professora de Direito da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Advogada. Atua como juíza leiga, vinculada ao Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), no Juizado Especial Cível (JEC) do Fórum da Comarca de Canoas.

15h-15h30 "Educação cívica e os limites do Direito na era da informação: o desafio das fake news e deep fakes". Leandro Cordioli. Doutor em Filosofia (PPGFil, PUCRS). Mestre em Direito (PPGDir, UFRGS). Especialista em Direito Civil: Contratos numa Economia de Mercado (UFRGS). Especialista em Direito da Economia e da Empresa (FGV). Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais (PUCRS). Professor de Filosofia Direito (ULBRA, Canoas). Professor líder do GPFDir. Advogado.
Nathalia Gomes Silveira. Graduada em Direito (ULBRA, Canoas). Pesquisadora voluntária do Grupo de Pesquisa em Filosofia do Direito (ULBRA, Canoas). Graduanda em Letras (UNIASSELVI, Cachoeirinha). Advogada.

15h30-16h “Pós-verdade e Processo Penal: o perigo do amor à primeira vista”. José Conrado Kurtz de Souza. Mestre em Filosofia (PPGFil, PUCRS). Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais (PUCRS). Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS).

16h-16h30 "A verdade ao paciente na terminalidade da vida: desafios éticos". Thomas Heimann. Doutor em Teologia (EST). Mestre em Teologia (EST). Graduado em Teologia (Faculdade de Teologia do Seminário Concórdia). Graduado em Psicologia (ULBRA, Canoas). Coordenador do curso de Teologia da ULBRA, nas modalidades presencial e EAD. Professor titular da Universidade Luterana do Brasil na área da Graduação e Pós-Graduação. Tem experiência na área do aconselhamento pastoral e na psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica. Atua como professor convidado do curso de especialização em Aconselhamento e Psicologia Pastoral da EST.

16h30-17h Intervalo musical com violão e voz (graça e verdade)

17h-17h30 "Graça e verdade como princípio ético das Confissões Luteranas". Reverendo Mário Rafael Yudi Fukue. Doutorando em Teologia (Concordia Seminary, Saint Louis, EUA). Mestre em Letras (PPGL, UPF). Cursou disciplinas de 'Mestre em Divindade" (Saint Louis, Concordia Seminary) como aluno bolsista do "ICSP-CSLS Exchange Program". Bacharel em Teologia (Faculdade Est). Bacharel em Teologia (Seminário Concórdia, Faculdade de Teologia). Capelão Universitário (Unidade Canoas).

17h30-18h "Ética na política X ética da política: a crise da democracia representativa liberal na contemporaneidade". Honor de Almeida Neto. Doutor em Serviço Social (PUCRS). Mestre e Graduado em Ciências Sociais (PUCRS). Atualmente é professor titular no curso de graduação em Pedagogia, Ciências Sociais, Direito e Serviço Social (presencial e EAD, e do Programa de Pós-graduação em Odontologia (ULBRA, Canoas).

18h-18h30 "Ética, política e ciência na era da pós-verdade". Moysés da Fontoura Pinto Neto. Doutor em Filosofia (PPGFil, PUCRS), com período-sanduíche no Centre for Research in Modern European Philosophy (Kingston - UK). Mestre em Ciências Criminais (PUCRS). Especialista em Ciências Penais (PUCRS). Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Professor de Direito da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA).

18h30 - 18h45 Coffee Break

18h45 - 19h30  Inauguração do espaço pastoral "Café com Fé" e Apresentação musical em comemoração do Dia da Reforma

19h30 – 19h45 Apresentação musical no órgão de tubos: "Albert Schuaitzer".



19h45 - 21h30 MESA REDONDA

Tema: “Ciência, ética e verdade: um desafio contemporâneo”

Integrantes da mesa:
Professor Dr. Ricardo Willy Rieth. Magnífico Reitor da ULBRA. Pós-Doutor em História da Igreja (Universidade de Leipzig). Professor homenageado na 4º Jornada ULBRA de Filosofia do Direito, "Ciência, ética e verdade: um desafio contemporâneo", realizada na Universidade Luterana do Brasil, Campus Canoas, em 2019. Doutor em História da Igreja (Universidade de Leipzig). Graduado em Teologia (Seminário Concórdia). Graduado em Ciências Sociais (UNISINOS). Professor de História e Teologia na ULBRA Campus Canoas. Membro do Comitê Científico do Internacional Congress for Luther Research. Coordena a Comissão Editorial de Martinho Lutero - Obras Selecionadas.

Monsenhor Urbano Zilles, homenageado na 3ª Jornada Ulbra de Filosofia do Direito, "Fronteiras e horizontes atuais da ética na pesquisa", realizada na Universidade Luterana do Brasil, Campus Canoas, em 2018. Doutor em Teologia pela University of Münster (Alemanha). Licenciado em Filosofia pela Universidade Regional do Nordeste do Rio Grande do Sul (UNIJUI). Bacharel em Teologia pela Theologishe Hochschule Beuron (Alemanha). Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PUCRS, 1987-2004). Foi o responsável pela implementação do programa “Mil doutores no ano dois mil” na PUCRS, que revolucionou a pesquisa na universidade, servindo de modelo para outras instituições. Diretor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (PUCRS, 1979-1987). Direção e administração, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Pós-Graduação em Filosofia (PUCRS, 1973-1982). Professor da Pós-Graduação stricto sensu em Filosofia (UFSM). Professor da Graduação e da Pós-Graduação stricto sensu nos cursos de Teologia, Filosofia e Letras (PUCRS). Membro da Academia Brasileira de Filosofia. Recebeu muitas premiações e distinções acadêmicas, entre eles o Prêmio Destaque em pesquisa na área de Ciências Humanas e Sociais do Governo do Estado do Rio Grande do Sul em 2002.

Professora Dra. Iara Tatiana Bonin. Doutora em Educação (UFRGS). Mestre em Educação (UnB). Graduada em Pedagogia (UFSC). É coordenadora e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (ULBRA, Canoas). Desenvolve estudos e orienta teses e dissertações que tratam das pedagogias e políticas da diferença, com foco na temática indígena e na literatura infantil. É autora, com outros colegas, de A diferença na literatura infantil: narrativas e leituras, editora Moderna, 2012, selecionado pelo PNBE-professor-2013. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (PQ 2), desenvolvendo atualmente o projeto "Pedagogias e políticas da diferença em contextos interculturais", que conta também com financiamento do CNPq (Universal 2016). Integra o Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade (NECCSO) e o Grupo de pesquisa Cultura e Educação, do PPGEDU ULBRA.

Professor Dr. Walter Altmann. Possui graduação em Teologia pela Escola Superior de Teologia (1967) e doutorado em Teologia Sistemática pela Universidade de Hamburgo (1972). Realizou Pós-Doutorado pelo Luther Northwestern Theological Seminary (1987-1988). Atualmente é professor titular da Escola Superior de Teologia. Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Teologia, atuando principalmente nos seguintes temas: ecumenismo, teologia, teologia latino-americana, teologia da libertação e ética. Larga experiência e atuação no âmbito do ecumenismo nacional, continental e internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário