10/11/2017

A justiça no banco dos réus: Julgamento em Nuremberg (1961)








Julgamento em Nuremberg (1961) Baixe o filme [AQUI]!!!

Sinopse: Tinham se passado três anos desde que os mais importantes líderes nazistas tinham sido julgados em Nuremberg. DanHaywwod (Spencer Tracy), um juiz aposentado americano, tem uma árdua tarefa, pois preside o julgamento de quatro juízes que usaram seus cargos para permitir e legalizar as atrocidades nazistas contra o povo judeu durante a 2ª Guerra Mundial. À medida em que surgem no tribunal as provas de esterilização e assassinato a pressão política é enorme, pois a Guerra Fria está chegando e ninguém quer mais julgamentos como os da Alemanha. Além disto os governos aliados querem esquecer o passado, mas a coisa certa que deve se fazer é a questão que este tribunal tentará responder.


Há outros filmes e documentários que você pode encontrar no Netflix e no youtube. Uma lista com sugestões pode ser encontrada no site [AQUI]. No mesmo link, há problematização jurídica e filosófica do tema e links para textos que contam a história de alguns heróis que resistiram ao nazismo mesmo pondo em risco a própria vida.





Aula aberta multidisciplinar

A justiça no banco dos réus: história, Direito e júri simulado a partir do filme “Julgamento em Nuremberg (1961)”


Datas e locais na Ulbra Canoas:


16/11/2017, às 19h-22h, auditório 220 do prédio 1.
Exposição do projeto, indicação do filme e aulas abertas dos professores interessados.
23/11/2017, às 19h-22h, auditório 14A do prédio 14.
Julgamento Simulado de Nuremberg pelos alunos.



O que? Um dos mais tristes períodos da história humana ocorreu com a ascensão ao poder na Alemanha em 1933 por Adolf Hitler e a implementação de um governo totalitário baseado no nacionalismo, no culto à personalidade do Führer (o líder) e no ódio. Esse período foi conhecido como Terceiro Reich 1933-1945. Nele, a sociedade, o Direito e o judiciário foram tomados pela ideologia nazista. Algumas leis do Reich determinavam atrocidades e crimes contra humanidade, como a esterilização de pessoas com problemas genéticos, a detenção e o assassinato de pessoas inocentes, etc. Por isso, as autoridades estatais, inclusive os juízes, eram compelidos a julgar e exercer um poder arbitrário de acordo com as leis injustas.

Entretanto, como sabemos, os nazistas foram derrotados na segunda guerra mundial (1945). Então, um problema jurídico for gerado: como julgar os juízes e as autoridades públicas que praticaram atos contra os direitos humanos se não existiam acordos internacionais que os garantissem e elas apenas aplicavam o Direito validamente criado pelo Estado alemão? Esse é o tema do filme “Julgamento em Nuremberg (1961)” que pode ser ricamente trabalhado na formação jurídica.

Por que? A presente aula aberta busca explorar os conteúdos curriculares do Curso de Direito de modo interdisciplinar. Sabemos que a multiplicidade de conhecimentos e competências são próprias do fenômeno jurídico, apesar das práticas pedagógicas contemporâneas dividirem o estudo de modo a enfatizar a autonomia e o objeto específico de cada disciplina. Dessa forma, um problema jurídico abarca as mais diversas especialidades como, por exemplo, um acidente de automóvel que pode envolver Direito Penal, Direito Civil, Direito Administrativo, Direitos Processuais Penal e Civil e até mesmo o Direito do Trabalho. Ademais, pretendemos desenvolver as aptidões práticas exigidas pelas carreiras jurídicas com um exercício de júri simulado no segundo encontro, a fim de oportunizar ao estudante de Direito o protagonismo no aprendizado e o exercício das habilidades necessárias para uma prática profissional qualificada e ética. Vale destacar que trabalharmos um tema tão sensível a partir do cinema nos possibilita vivenciarmos estas experiências dramáticas e emoções  de uma certa forma sem a necessidade de passarmos verdadeiramente por elas.


Como? No primeiro encontro, vamos explicar o projeto, indicar o filme para que os alunos assistam em casa e proferir palestras sobre o tema e a matéria da aula aberta. Então, os participantes serão convidados a assistir o filme indicado (Julgamento em Nuremberg “1961”) entre outros em horário extraclasse sem a necessidade de se deslocar até a Universidade, a fim de se inteirar dos problemas práticos e dos desafios vivenciados no julgamento em questão. No segundo, os alunos serão separados em grupos e serão orientados a formular teses de acusação e defesa, assim como  proceder no julgamento dos juízes que se submeteram ao Direito nazista durante o Terceiro Reich praticando crimes de guerra. Simularemos, portanto, o julgamento dos juízes nazistas em Nuremberg.

Estamos propondo que a atividade seja realizada em dois encontros: um teórico e outro prático tentando adequar a fala teórica com o conteúdo da disciplina, a fim de não prejudicar o plano de ensino. Porém, o professor pode optar por escolher participar apenas em um dos encontros, como de fato alguns professores já estão fazendo.

Profs.
André Cezar, Observatório dos Direitos Humanos
Jorge Trindade, Psicologia Jurídica
Leandro Cordioli, Antropologia & Sociologia Jurídicas
Marco Almeida, Estágio II - Civil
Paulo Regis, Direito Administrativo
Sérgio R. Abreu, Direito Constitucional II




















Veja +fotos e o projeto clicando [AQUI]!!!





















PALESTRAS MULTIDISCIPLINARES


















O JULGAMENTO EM NUREMBERG (SIMULADO)




































Nenhum comentário:

Postar um comentário