27/10/2013

Lançamento na 59ª Feira do Livro de Porto Alegre

A Livraria do Advogado e os Autores convidam para a sessão de autógrafos a realizar-se no dia 03 de novembro, domingo, às 20hs, no Pavilhão de Autógrafos da 59ª Feira do Livro, na Praça da Alfândega em Porto Alegre/RS.

Eu vou estar lá! Mais informações podem ser acessadas no link abaixo.

Livro "Inquietações Jurídicas Contemporâneas"

A obra nasce da preocupação diária dos docentes do curso de direito da Universidade Luterana do Brasil: o de debater, tanto entre colegas como com seus alunos, temas de extrema relevância e de atualidade incontestáveis. A excelência do corpo docente, a atualidade dos estudos, demonstram que o nome da obra não poderia ter sido mais bem escolhido, pois todos os assuntos são contemporâneos e merecem maiores reflexões da comunidade jurídica.

Eu participei com o ensaio "A JUSTIÇA DITA COMO UM ATRIBUTO DE CARÁTER".

O ensaio é parte integrante de um trabalho mais extenso em que busco responder a pergunta “O que é justiça?” demonstrando que sua essência está obscurecida na contemporaneidade. Teóricos como John Rawls passaram a defender que a justiça é uma virtude dita das instituições, diferentemente da tradição aristotélico-tomista, para quem a justiça é uma virtude dita em seu caso central como um atributo de caráter das pessoas. Assim, as teorias pós-iluministas que se encarregaram do tema preocupam-se sobremaneira com o estudo do justo, e em nutrir a desconfiança a respeito de éticas personalistas que valorizam o indivíduo como elemento necessário para a consecução da justiça. Uma das consequências dessa constatação é que a retomada da posição ética clássica demonstra que o recurso às instituições como o Direito, os direitos e os arranjos políticos, assim como o Estado de Direito, são condições necessárias para a felicidade humana e garantia de uma sociedade mais justa. Entretanto, constata-se também que o apelo das instituições é uma garantia limitada e não suficiente para a sociedade, pois está igualmente sujeita a ser desviada do caminho da justiça.

Sumário do meu ensaio

INTRODUÇÃO

1 CONCEITOS CONCORRENTES DE JUSTIÇA

2 O QUE É VIRTUDE

3 A VIRTUDE DA JUSTIÇA

4 O CASO CENTRAL: POR QUE VIRTUDE?

CONCLUSÃO

BIBLIOGRAFIA




Sobre os demais autores:

Organizador: MARCO FÉLIX JOBIM

É Advogado e professor universitário. Especialista, mestre e doutorando em Direito.

 

ALEJANDRO MONTIEL ALVAREZ

É Doutor em Direito e Professor adjunto da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

 

ANA MARIA BLANCO MONTIEL ALVAREZ

Graduada em Ciências Jurídicas e Sociais PUCRS, especialista em Direito Civil UFRGS, mestre em Direito UFRGS, professora de Direito Privado junto à ULBRA Campus Torres, advogada.

 

ANDRÉ CEZAR

É Advogado. Doutorando do programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Mestre em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Professor do Curso de Direito da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), campus Canoas.

 

BRUNO GABRIEL HENZ

É Mestrando em Direito pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Graduado em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Bolsista CAPES. Analista Judiciário da Justiça Federal do Rio Grande do Sul.

 

CAROLINA ZENHA SARAIVA

É Mestranda em Direito no Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, professora assistente da universidade Luterana do Brasil, nas disciplinas de Direito Empresarial e Processo Civil.

 

CLAUDINE LANG STÜMPFLE FANKHAUSER

Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Santo Ângelo – FADISA (1993) e mestrado em Direito pela Universidade Luterana do Brasil (2005). Atualmente é advogada e professora adjunta com mestrado na Universidade Luterana do Brasil (Canoas/RS). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil, Direito Processual Civil e Família. Foi membro da Comissão da Criança e do Adolescente na Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/RS. É membro do Conselho Editorial da ULBRA. Atuou como Coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica no período de 1999 a 2009. Experiência na docência da educação superior como professora universitária do Curso de Direito e do Ensino a Distância – EAD da ULBRA..Criação, implantação, regulamentação e funcionamento do Centro de Mediação, intitulado como Legalizando o pactuado, projeto ULBRA e o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. Experiência prática na área de mediação familiar.

 

ÉDERSON GARIN PORTO

Mestre em Direito Tributário pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor de Direito Tributário da Universidade Luterana do Brasil. Palestrante da Escola Superior de Advocacia – ESA/RS. Advogado Tributarista. Membro do Conselho Editorial da Revista Jurídica Empresarial e da Revista Conceito em Direito Tributário Municipal.

 

GIULIA JAEGER

É Advogada. Mestre em Direito. Professora de Processo Civil e Direito Tributário na ULBRA, Coordenadora das Pós-Graduações nas Faculdades Monteiro Lobato e Professora no Curso de Pós-Graduação em Direito Tributário na UNIRITTER.

 

GREICE SCHMIDT NEUMANN

É Advogada.

 

LEANDRO CORDIOLI

É É titular do escritório Cordioli Advogados desde 1997, quando formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUC – Porto Alegre. Leciona Teoria do Direito e Filosofia do Direito nos Cursos de Direito da Ulbra Canoas e Torres (Brasil/RS). Possui mestrado em Direito (Faculdade de Direito da UFRGS), diversas especializações e pós-graduações. Desenvolve pesquisa nas áreas da Filosofia do Direito, Teoria da Justiça e matriz filosófica dos Direitos Naturais e Direitos Humanos.

 

MARIA APARECIDA CARDOSO DA SILVEIRA

É Coordenadora do Curso de Direito da Ulbra/Canoas. Diretora do Instituto de Gerência de Cidades – IGECI. Advogada; integrante da banca Décio Itiberê Advogados Associados. Formada em Ciências Jurídicas e Sociais pela UNISINOS com Pós-Graduação em Preparação à Magistratura pela Escola Superior da Magistratura, AJURIS. Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUC/RS.

 

MATHEUS BIANCHI

É Acadêmico de Direito da ULBRA.

 

RAFAEL ARIZA

É Advogado Criminalista. Especialista em Direito Penal e Processual Penal. Professor de Direito Penal, Direito Processual Penal e Prática Jurídica Penal na ULBRA – Universidade Luterana do Brasil, campus Canoas.

 

SÉRGIO ROBERTO DE ABREU

É Prof. Ms. Direito Internacional ULBRA/Canoas.

 

SOLANGE C. IÓRIO GUINTEIRO

É Professora universitária desde o ano de 1995 na Universidade Luterana do Brasil – ULBRA –, nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação – Campus Gravataí, Guaíba e Canoas-RS; graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela UNISINOS (1986), Especialista em Direito Público e Direito Processual Civil e Processual Constitucional, pela ULBRA (2000 e 2010. Advogada militante desde 1986, atuando principalmente nas áreas de: direito civil -família,sucessões e responsabilidade civil e na área de direito previdenciário.

 

VIVIANE SCHACKER MILITÃO

É Professora universitária na ULBRA – Canoas. Mestranda em Educação, ênfase em Estudos Culturais. Advogada militante.

 

WILSON ANTÔNIO STEINMETZ

É Doutor em Direito (UFPR). Professor e pesquisador do Programa de Mestrado em Direito da Universidade de Caxias do Sul e do Curso de Direito da Universidade Luterana do Brasil. Consultor Jurídico.

 

Adquira a obra na Amazon ou na Livraria do Advogado Editora

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário